Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: lettering (tutorial disponível aqui); PowerPoint com narração (tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe aos alunos, pelo WhatsApp, alguns questionamentos: a. Vocês sabem como surgem as palavras? b. Por que necessitamos delas? c. Vocês já viram objetos, seres, sentimentos que não têm nome? Estimule-os a participar das atividades de investigação sobre a criação de novas palavras que se iniciará nesta aula.
Observação: você pode compartilhar, no privado, uma pergunta com cada aluno. Peça que eles criem cartazes com lettering usando marca textos e que, um por vez, compartilhe seu questionamento com os colegas e dê alguns minutos para que respondam no grupo da turma, no WhatsApp. Veja como fazer lettering em Recursos Opcionais.
Introdução
Estimule a participação da turma ativando o conhecimento prévio dos alunos sobre o termo “caixa-preta”. Para isso, crie você também um cartaz com letras bem diferentes e o compartilhe como foto com a turma, pelo WhatsApp. Depois, pergunte se já ouviram o termo em alguma situação específica ou se sugeriram o significado por conta das outras palavras que o compõem. Explique que, quando desconhecemos algo, procuramos referências em textos que tratam de definições e que as enciclopédias apresentam textos que tratam disso. Explore a imagem (veja no plano original): explique que essa imagem é da página de uma enciclopédia digital e que lerão um verbete em particular, retirado dessa enciclopédia digital. Se achar melhor, mostre brevemente a página de busca da enciclopédia, disponível aqui. Explique que essa enciclopédia especificamente é resultado de um trabalho colaborativo e funciona online, mas que há enciclopédias impressas. Pergunte quem tem uma enciclopédia em casa, se já a usaram para fazer a busca de alguma informação e como adquiriram. Convide-os a conhecer a definição que a enciclopédia digital apresenta para a palavra “caixa-preta”. Peça que leiam o verbete. Ative os conhecimentos que possuem sobre o gênero perguntando se já tiveram contato com textos semelhantes a esse e, se sim, qual foi a finalidade da leitura. Solicite que observem a palavra de que trata o verbete e pergunte o que viram de diferente em relação à maioria das palavras da língua portuguesa que conhecem. Espera-se que percebam que essa palavra é formada por duas outras palavras (a ocorrência de palavras compostas não é tão comum quanto a de palavras simples). Para esta etapa, sugerimos que você faça uma breve apresentação no PowerPoint com narração (veja em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
Convide-os a investigar a palavra mais detalhadamente. Encaminhe-lhes o roteiro de perguntas que objetiva levá-los a refletir sobre o processo de formação de palavras por composição. Caso necessário, leia o que se espera de resposta para as três primeiras questões (disponível aqui). Para finalizar a investigação, convide-os a listar as palavras que conhecem e que se assemelhem à palavra “caixa-preta”. Solicite que encaminhem as palavras listadas a você, no privado. Compartilhe com a turma as palavras listadas por todos. Observe se, entre as palavras lembradas por eles, há composição por aglutinação. Se não houver, aponte uma para a lista e convide-os a fazer a investigação detalhada para descobrirem se tem ou não mais de um morfema lexical, de modo que sua permanência na lista seja autorizada pelo critério estabelecido a partir da conversa inicial: palavras criadas pela união de outras. Apresente a imagem da caixa-preta para que a observem (veja no plano original) e pergunte se condiz com aquilo que imaginavam. Explique que esse nome surgiu na década de 1950, quando ela foi inventada, e que o termo se deve ao fato de, naquela época, o funcionamento dos circuitos ser obscuro. Por isso, foi “apelidada” de black box (caixa-preta), mas seu nome é “Flight Data Recorder” (gravador de dados do voo). Explique que nem sempre as novas palavras formadas pela composição mantêm o significado de cada elemento que lhe deram origem. Apresente o termo “pé-de-moleque” como exemplo de palavra composta cujo significado das palavras usadas em sua formação praticamente desaparecem para dar lugar a outro significado.
Fechamento
Retome a lista construída anteriormente e solicite que identifiquem o que é comum e o que é diferente nas palavras formadas. Depois de formuladas as observações da turma, pergunte a que conclusão é possível chegar sobre a formação de palavras como estas. Espera-se que percebam que as palavras são compostas por dois ou mais vocábulos, e que algumas têm perdas fonéticas e outras não. Caso não percebam, conduza a exploração da lista de modo que observem esse pontos. Depois, explique que, de acordo com a perda fonética ou a manutenção de todos os fonemas, as palavras compostas podem ser organizadas em dois grupos: por justaposição (não há perda fonética) e por aglutinação (há perda fonética). Esta etapa também poderá ser apresentada como PowerPoint narrado.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a também investigar palavras formadas por mais de um morfema lexical.