Atividade ou texto para impressão - informações contraditórias
Plano de Aula
Plano de aula: Posicionamento crítico ao consultar um verbete enciclopédico
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
- Computador e data show para projetar a página do verbete enciclopédico digital (o mesmo termo da versão impressa) ou celulares ou laboratório de informática e internet, podendo adaptar trazendo, em último caso, o texto impresso com os hiperlinks marcados.
- Verbetes com informações complementares, semelhantes, diferentes e/ou contraditórias:
- Impresso - Enciclopédia Barsa Universal, Volume 8, 2009, páginas 2586-2589.
- Digitais - https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia e https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208 - Dicionários.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipedia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
Dificuldades antecipadas:
A turma pode ter dificuldade para perceber contradições, posicionando-se criticamente.
Referências sobre o assunto:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acessado em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO