Plano de Aula

Plano de aula: Produção de resumos: a revisão do texto

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks, impressora. Alternativa para falta de internet: cartolinas ou papel kraft para a construção do infográfico

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

  • Reorganizar/reescrever o texto a partir das orientações dadas pelo professor

Referências sobre o assunto:

2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018

DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004

PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.

RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que, nesta aula, eles irão revisar os textos produzidos na aula anterior para criar um mural de exposição.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos