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Plano de aula: Rodas de leitura

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. O objetivo é enfatizar a relação entre leitor e texto e entre texto e sociedade por leituras que elucidem a problematização social. As leituras com apoio de redes sociais e práticas como slams, saraus e leitura pública podem constituir as rodas de leitura e promover o protagonismo cultural juvenil, tomando o aluno como elemento central nas diferentes fases da dinâmica da atividade (execução, elaboração e avaliação) e formando alunos mais autônomos e comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas, mas também pode-se explorar manifestações artísticas como cinema, música, artes plásticas.

Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formar o leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com diferentes linguagens de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, proporcionando a problematização social e o protagonismo cultural juvenil.

Materiais necessários: Seleção do acervo de livros, de diferentes gêneros textuais e linguagens e temáticas a serem abordados na atividade previamente. Abrir conta na rede social Skoob para familiarização com os recursos disponíveis (tutorial no link: https://www.youtube.com/watch?v=yUnwbr0DvRo e https://www.youtube.com/watch?v=JrOvHQrJQZY).

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decifrar e compreender o texto. Dificuldades para expor oralmente as impressões da leitura realizada. Não participação nas atividades. Conversas paralelas.

Referências sobre o assunto:

BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e Formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital – Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov 2018.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Preparação: É a etapa que antecede o momento da roda de leitura

  • Professor, partindo do pressuposto de que essa atividade focalizará a reflexão crítica acerca de problemáticas sociais, converse previamente com a turma para definirem uma temática. Essa escolha será retomada ao fim de cada sessão da roda de leitura.
  • Para auxiliar na escolha do tema, pode-se sugerir à turma as problemáticas sociais presentes:
  • Na escola: falta de material didático, bullying, falta de estrutura física da escola, cardápio alimentar inadequado, falta de livros e sala de leitura;
  • Na comunidade, no bairro e na cidade: lixo, violência, saneamento, água, saúde, desemprego, poluição;
  • No estado, no país e no mundo: corrupção, violência, desigualdades sociais, habitação, saúde, educação, poluição, clima, consumismo, sustentabilidade, interculturalidade, política.
  • Após a seleção do tema, oriente os alunos a buscarem e lerem textos (em verso ou prosa) que denunciem alguma problemática social e que são classificados como:
  • Literatura clássica e/ou canônica brasileira ou estrangeira: obras tradicionalmente consagradas, consideradas atemporais por terem uma qualidade estética superior.
  • Marginal-periférica: textos de autores das periferias das cidades, que têm uma relação estreita com o RAP, o grafite, a dança de rua.
  • Regional: textos que focalizam elementos de um determinada localidade, podendo enfatizar problemáticas urbanas ou rurais.
  • Deve-se também abrir espaço para que os alunos tragam outras linguagens: cinema, obras de arte, grafite, fotografia, música, animações, mangás. Dessa maneira, os multiletramentos (ROJO, 2012) são explorados a partir de temas de diferentes contextos culturais e de textos de diferentes semioses.
  • Em cada sessão da atividade, uma problemática social será abordada na leitura dos textos e em outras linguagens. Por exemplo: como a violência é abordada nos textos classificados como literatura marginal, na literatura clássica, na música brasileira e no cinema?
  • Desafie os alunos a pesquisarem textos em diferentes gêneros e outras linguagens durante os quinze dias que separam as sessões e retornem para compartilhar as impressões. Os textos poderão ser trazidos de casa, pesquisados na internet, na biblioteca escolar, emprestados de amigos.
  • O professor também deve selecionar um texto para iniciar cada sessão de roda de leitura, a fim de introduzir as discussões sobre a temática escolhida. Essa abordagem tem ainda o objetivo de desenvolver a reflexão crítica sobre o contexto no qual se está inserido e sensibilizar os alunos diante da realidade a partir da leitura.
  • Sugestões de textos para o professor apresentar no início das sessões de roda de leitura:
  • Uma vela para Dario - Dalton Trevisan (conto)
  • Eis a primavera - Dalton Trevisan (conto)
  • Admirável mundo novo - Aldous Huxley (romance)
  • A terra dos meninos pelados - Graciliano Ramos (conto)
  • Eu sou Malala - Malala Yousafzai (romance)
  • Entre a espada e a rosa - Marina Colasanti (conto)
  • Amanhã talvez - Sérgio Vaz (conto)
  • Diário de Bitita- Carolina de Jesus (romance)
  • Uma mulher vestida de sol - Ariano Suassuna (teatro)
  • O pagador de promessas - Dias Gomes (teatro)
  • Morte e vida severina (poema)
  • Os retirantes - Candido Portinari (obra de arte)
  • Fotografias de Christian Braga
  • Música de temáticas sociais de Chico Buarque: Construção, Cálice
  • Escritores da liberdade (filme)
  • Como estrelas na terra (filme)
  • Que horas ela volta (filme)
  • Professor, essas sugestões não estão esgotadas. Você tem o poder para escolher o texto para apresentar de acordo com suas experiências leitoras e o conhecimento da turma. Pode ainda incluir a literatura indígena, africana e de outros países.

Tempo sugerido: 10 minutos

Introdução :

  • Organize o espaço da atividade: todos devem estar sentados em círculo ou semicírculo, no chão ou nas carteiras da sala de aula, da sala de leitura ou biblioteca.
  • Questione os alunos: como a leitura pode fomentar a criticidade sobre os problemas sociais e a potência para levar as pessoas a exercitar a empatia e o diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos presentes no mundo?
  • Inicie a análise do texto que você escolheu indicando de que maneira é retratada a problemática social focalizada na sessão. Aborde características e ações das personagens, de comparações entre o texto e fatos históricos, políticos e sociais da nossa realidade. Essa etapa introduz as discussões sobre a temática e abre espaço para o diálogo entre os estudantes.
  • Em seguida, indique que os estudantes apresentem os diferentes textos que pesquisaram.

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