Plano de Aula

Plano de aula: Compra à vista e a prazo. Descontos e acréscimos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

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Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre as compras à vista e a prazo, buscando entender quando há desconto e como são os acréscimos, contemplando a habilidade EF08MA04, que consta na BNCC e que não se encerra apenas nesta aula. Dessa forma, faz-se necessário que outras aulas sobre este tema sejam planejadas para dar conta da habilidade por completo.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cálculo de porcentagem utilizando recurso digital.
  • Comparações entre valores relativos, percentuais e absolutos.

Objetivos de aprendizagem

  • Verificar acréscimo e descontos utilizando o cálculo de porcentagem.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

É necessário que os estudantes conheçam gráficos e planilhas digitais e compreendam os significados e os procedimentos aritméticos de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo. isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um inteiro, bem como 10% corresponde a 10/100 ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes.

Neste plano, será realizada uma autoavaliação utilizando o quadro “Sei, Quero saber, Aprendi” (SQA) e uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais. Caso sinta necessidade de um maior embasamento para trabalhar com esses recursos, você pode acessar os links da seção Para se aprofundar.

Para se aprofundar

É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:

É possível ler sobre autoavaliação SQA, acessando:

Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o Trabalho em Grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Calculadora.
  • Folhas de papel com ou sem pauta.
  • Computador com internet (se não for possível acessar a internet, usar apenas para uma projeção).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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