Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas de contagem: elaborando enunciados com restrições
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Princípio multiplicativo da contagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Altamiro Marlon Ribeiro
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)
Conhecimentos prévios
Representar um diagrama de árvore, construir tabela de dupla entrada ou utilizar o princípio multiplicativo da contagem para solução de um problema.
Objetivos específicos
Resolver problemas de contagem com restrições elaboradas pelos estudantes, usando diagramas, tabelas ou princípio multiplicativo.
Conceito-chave
Contagem, elaboração de restrições, princípio multiplicativo da contagem.
Recursos necessários
- Projetor (caso haja)
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Calculadora
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas de contagem com restrições elaboradas pelos estudantes, usando diagramas, tabelas ou princípio multiplicativo.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a Turma:
- De que formas podemos representar o princípio multiplicativo da contagem?
Sugestão de resposta: Para casos onde as soluções têm um número pequeno de agrupamentos ( combinações, possibilidades, sequências, etc.) podemos representar por diagramas de árvores ou tabelas, quando são soluções com um número muito grande de agrupamentos, calculamos só a quantidade, usando a multiplicação das decisões a serem tomada em cada etapa exigida pelo enunciado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO