Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Transformações Equivalentes
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações isométricas e congruência de triângulos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Akemi Maekawa
Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF08MA15) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos Específicos
- Analisar como conjuntos de transformações isométricas modificam figuras no plano cartesiano.
- Compreender as características das transformações isométricas e de composições de transformações.
- Verificar equivalência entre conjuntos de transformações com e sem apoio de construções.
Conceito-chave
Composição de transformações isométricas no plano cartesiano
Recursos Necessários
- Lápis, tesoura e fichas impressas.
- Projetor (se possível)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Akemi Maekawa
Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF08MA15) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos Específicos
- Analisar como conjuntos de transformações isométricas modificam figuras no plano cartesiano.
- Compreender as características das transformações isométricas e de composições de transformações.
- Verificar equivalência entre conjuntos de transformações com e sem apoio de construções.
Conceito-chave
Composição de transformações isométricas no plano cartesiano
Recursos Necessários
- Lápis, tesoura e fichas impressas.
- Projetor (se possível)
Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Observação: É importante que os alunos tenham conhecimento das simetrias no plano cartesiano. Se considerar necessário, acesse os planos de aula sobre este tema na plataforma (unidades 15 e 16 do sétimo ano).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO