Atividade para impressão - Mão na Massa - Compreendendo a hereditariedade
Plano de Aula
Plano de aula: Compreensão da hereditariedade
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: É uma aula inicial para a discussão da hereditariedade.
Materiais necessários para a aula: Computador, projetor (datashow), tela para projeção ou quadro branco, canetas de quadro ou post-it coloridos, lápis ou caneta, borracha ou corretivo e folha impressa (uma por aluno da turma). Na impossibilidade, elabore um cartaz com as imagens utilizadas nesta aula ou imagens semelhantes que levem à mesma problematização da aula. Para esta aula, peça aos alunos uma pesquisa prévia sobre de quem eles herdaram algumas características físicas: cor dos olhos (Você herdou do seu pai? Da sua mãe? Dos seus avós?); cor de cabelos (A cor do seu cabelo é semelhante à do seu pai ou da sua mãe? Ou, ainda, dos avós?); tipo de nariz (É da família da sua mãe ou do seu pai?); lobo da orelha (Solto ou aderente? Parecido com o do pai ou o da mãe?); Você enrola a língua? Outros membros da sua família também conseguem?; Como é o formato da inserção do cabelo em suas faces? Em bico ou reto? Parecido com o pai ou com a mãe?; Você consegue curvar seu polegar? E seus pais conseguem? Os estudantes deverão coletar esses dados antes desta aula e levar os registros em seus cadernos. Atente apenas para evitar juízo de valor nas características (feio/belo; bom/ruim etc.). Se tiver dificuldades em imprimir os materiais, uma das estratégias é passar a atividade no quadro, tendo a consciência de que haverá uma demanda de tempo maior que a prevista neste plano.
Título
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir o conceito da hereditariedade. Tenha o cuidado de não antecipar o conceito que será trabalhado, fazendo deste momento uma “aula expositiva”. Apenas reforce que, ao longo da aula, estudarão este conceito.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO