Guia para observação do meio ambiente - Identificação de problemas ambientais locais
Plano de Aula
Plano de aula: Identificação de problemas ambientais locais
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos
Por: Josiane Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência didática sobre a sociedade de consumo, problemas ambientais e ações de sustentabilidade. Nesta aula, o estudante será levado a lançar um olhar crítico sobre os espaços que o rodeiam em busca de possíveis problemas ambientais. As ferramentas utilizadas nesta aula serão um guia de observação e registros e uma atividade para análise das respostas por meio da construção de gráficos. O professor terá a opção de escolher entre dois guias de observação:
1º - Para o estudante aplicar no percurso entre a casa dele e a escola.
2º - Para ele aplicar dentro do espaço escolar. Os guias e atividade estão disponíveis para impressão a seguir.
ATENÇÃO: O estudante deve ter acesso ao guia uma semana antes desta aula, para já ter as respostas no dia da aula. Se você for aplicar a décima e última aula desta sequência didática, é indicado que você utilize o guia de observação do espaço escolar.
Materiais necessários para a aula: Datashow para apresentação deste slides (não é obrigatório). Material impresso disponível aqui: guias de observação do meio ambiente, disponibilizar para os estudantes cópias deste material com antecedência.
Atividade para construção dos gráficos no material complementar.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da aula. Pergunte se os estudantes, com base no guia disponibilizado, conseguiram identificar problemas ambientais. Pergunte se eles já haviam parado para observar com atenção o ambiente em que se encontram. Peça para eles comentarem o que acharam deste exercício de observação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO