Plano de Aula
Plano de aula: Ondas de Interferência
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transmissão e recepção de imagem e som
Por: Claudio Reinke
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta aula busca por meio de discussões e atividades práticas estudar o fenômeno de interferência, tanto em ondas mecânicas quanto em ondas eletromagnéticas. Para melhor compreensão desta aula, é importante que ela seja precedida pelas aulas: “CIE9_05ME01- As Ondas no Transporte de Energia” e “CIE9_05ME03- Período e Frequência de uma onda”. É importante que os alunos já tenham construído conhecimentos à respeito do conceito de ondas e as grandezas físicas relacionadas às mesmas. Os fundamentos e conceitos relevantes podem ser obtidos através da leitura do texto Interferência de Ondas, da autora Mariane Mendes Teixeira, e do estudo da vídeo aula de mesmo título, do professor Joab Silas. Ambos materiais foram publicados pelo portal Mundo Educação. A matéria encontra-se disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/interferencia-ondas.htm, e a vídeo aula pode ser acessada em https://youtu.be/c3e2-5F5i8s.
Como Objeto Digital de Aprendizagem, utilize o simulador Interferência de Ondas, da plataforma Phet simulações, da Universidade do Colorado nos EUA. O simulador está disponível para download pelo link: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/wave-interference.
Materiais necessários para a aula: garrafas plásticas de 500 ml, barbante, agulha ou alfinete, fita adesiva, recipiente com água, caixinhas de som, celulares, papel A4 e papel alumínio.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar o fenômeno de interferência entre ondas mecânicas e eletromagnéticas, seus efeitos negativos em sistemas de comunicação e métodos de prevenção e proteção. Questione seus alunos:
- O que você entende por interferência?
- Na sua concepção, interferência é algo sempre positivo, sempre negativo ou depende da situação em que se aplica o termo?”
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