Plano de Aula

Plano de aula: Reações de Combustão

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos quantitativos das transformações químicas

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Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano terá como objetivo a identificação e análise de reações de combustão, complementando que tais reações necessitam da presença de um combustível (carvão, gasolina, etanol, lenha), comburente que é responsável por alimentar a chama (oxigênio) e uma fonte de calor para fornecer a energia necessária para a realização da reação. Neste plano não será abordado o tópico sobre reações de combustão completas e incompletas. Além disso, os alunos devem trabalhar com modelos esféricos (construídos com isopor) de moléculas para observarem o rearranjo dos átomos durante uma reação química.

Materiais necessários para a aula: 16 bolas de isopor de 15 mm (por grupo), 4 bolas de isopor de 25 mm (por grupo), 16 bolas de isopor de 35 ou 50 mm (por grupo),palitos de churrasco, fita adesiva ou cola quente, tinta nas cores vermelho, azul e laranja e pincel.

Para a realização deste plano, você precisará providenciar modelos das moléculas montadas com bolinhas de isopor e palitos. Siga o roteiro de instruções, que pode ser acessado pelo link: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yczK2JAAMmd9N4pcbeptae9vxzvDwqFdTTWgG8qkPuzRXsYbhTftGbbhjVST/instrucoes-para-o-professor-construcao-dos-modelos-cie9-02me01.pdf>.

Os dois materiais para impressão para as atividades do mão na massa podem ser acessados a partir dos links:
Atividade 1: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G96HgKH2CP6gSjke93vEuuBHY8sHWwxejuNvYAaWqG8XYVfs6BwKypEqarkk/atividade-para-impressao-a-quimica-do-fogo-cie9-02me01.pdf>.

Atividade 2: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EvgutFwwnZvzD25A3KyCE4RAcpxFv99YQGHwYK7AD5Vtu5HBE8Q2U7g5mc3F/atividade-para-impressao-construindo-modelos-cie9-02me01.pdf>.

Materiais de apoio:

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Reação de Combustão. Mundo Educação. Disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/reacao-combustao.htm>. Acesso em 9 de Agosto de 2018.

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Combustão completa e incompleta. Mundo Educação. Disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/combustao-completa-incompleta.htm>. Acesso em 12 de Agosto de 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para a turma e faça as seguintes perguntas:

  • O que é uma reação (transformação) química? Vocês se lembram disso?
  • Qual é a diferença entre transformação química e transformação física?
  • Quais os indícios que mostram que uma reação química ocorreu?
  • Saberiam dar exemplos de reações químicas que são realizadas no dia a dia?

Auxilie os estudantes e medie as respostas que eles derem, relembrando-os do conceito de transformações químicas e de sua diferença em relação às transformações físicas. Esse tema (transformações químicas), já abordado, pode ser encontrado no plano CIE6_02ME02.

Resumidamente, os alunos, junto com a mediação do professor, devem chegar a conclusão de que reações (transformações) químicas podem ocorrer quando há mudança de coloração, desprendimento de gás e luz, presença de odores, formação de precipitados, liberação ou absorção de energia.

Além disso, complemente comentando que as reações química estão diretamente relacionadas com a mudança na composição da matéria, produzindo novas substâncias, como por exemplo, a queima do papel (liberando gases como dióxido de carbono, água, fuligem e cinzas), o processo de formação da ferrugem, da queima dos combustíveis, da fotossíntese, entre outros. Enquanto as transformações físicas, ao contrário, não alteram a composição da matéria. Dessa forma, a substância permanece a mesma, por exemplo: a passagem da água dos estados sólido, líquido e gasoso (continua sendo água), rasgar um pedaço de papel (continua sendo papel), deformar uma garrafa plástica (continua sendo plástico), entre outros exemplos.

Em seguida, finalize esta etapa com as seguintes perguntas:

  • O que é combustão? O que essa palavra lembra pra você?
  • O que seriam reações de combustão?

Permita que os alunos desenvolvam suas conclusões iniciais sobre o tema, utilizando como exemplo fatos ou observações do cotidiano que envolvam a combustão. Entre algumas das respostas possíveis, eles podem comentar que a combustão está relacionada a explosões, à energia, ao fogo e aos combustíveis.

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