Plano de Aula

Plano de aula: Tomografia

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Radiações e suas aplicações na saúde

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula que se pauta pela habilidade EF09CI07, que discute o papel do avanço tecnológico na utilização das radiações na medicina diagnóstica. Nesta aula o assunto é a tomografia, a obtenção de imagens planas sucessivas que permitem aos médicos a visualização completa e detalhada das estruturas corporais dos pacientes, permitindo a delimitação topográfica e a análise a partir dos padrões de normalidade. Na aula anterior, abordamos a obtenção de imagens através da utilização de raios X. A tomografia utiliza a mesma radiação usada na obtenção de imagens 2-D. Entretanto, as máquinas de tomografia permitem imagens mais detalhadas e tridimensionais em função de soluções técnicas desenvolvidas.

Materiais necessários para a aula: Uma maçã (ou batata, laranja, mandioca, melancia…) fatiada transversalmente. É interessante que o material seja preparado previamente em casa com o auxílio dos pais dos estudantes.

Título da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o slide título da aula para os estudantes. Verifique o conhecimento prévio dos alunos através de perguntas, como: "Vocês ja ouviram falar nessa técnica?", "com qual finalidade ela é aplicada?"... Aproveite o ensejo de discussões prévias do tema radiação para perguntar: "Que tipo de radiação vocês acham que é empregada nesta técnica?", "será que ela é destrutiva ou prejudicial ao homem?", “há algum cuidado necessário adotar na realização deste tipo de exame?”, “há algum risco ao realizar este tipo de exame?”

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO