Plano de Aula

Plano de aula: As modalidades de ginástica de conscientização corporal

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

No desenvolvimento deste plano, os estudantes serão mobilizados a conhecer novas modalidades de ginástica de conscientização corporal, aprofundar e ampliar os conhecimentos sobre essa modalidade de ginástica.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

• Ginásticas de conscientização corporal.

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer o conceito de ginástica de conscientização corporal.
  • Identificar as exigências corporais da ginástica de conscientização corporal.
  • Conhecer os conceitos e princípios de uma ginástica de conscientização corporal com foco na eutonia.
  • Experimentar movimentos básicos de uma ginástica de conscientização corporal com foco na eutonia.
  • Reconhecer a importância da ginástica de conscientização corporal para contribuir com a melhoria do bem-estar e o cuidado consigo mesmo.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos
  • Caderno para registro dos estudantes.
  • Quadro.
  • Espaço amplo ou quadra poliesportiva.
  • Colchões.
  • Colchonetes.
  • Toalhas.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula retomando com os estudantes o conceito de ginástica de conscientização corporal que aprenderam no ano anterior. Apresente as imagens que seguem abaixo e peça que analisem as posições, os movimentos realizados, as estruturas corporais envolvidas, as características quanto ao esforço exigido para realizar esses movimentos.

EDF9_07GIN01-IMAGEM1

EDF9_07GIN01-IMAGEM2

EDF9_07GIN01-IMAGEM3

EDF9_07GIN01-IMAGEM4

EDF9_07GIN01-IMAGEM5

EDF9_07GIN01-IMAGEM6

EDF9_07GIN01-IMAGEM7

EDF9_07GIN01-IMAGEM8

EDF9_07GIN01-IMAGEM9

Anote as respostas dos estudantes no quadro para que possa ajudar a construírem juntos os conceitos de ginástica de conscientização corporal. Faça-os inferir sobre as possíveis denominações dessas modalidades de ginástica que conhecem. Utilize novamente o quadro para anotar as respostas dos estudantes. Em seguida, apresente os objetivos das aulas e descubra o que sabem sobre eutonia e relaxamento, suas finalidades, os movimentos realizados nessas práticas.

Se possível e considerando os dispositivos e equipamentos disponíveis em sua escola, incentive-os a realizar uma rápida pesquisa em sites de busca, como o Google acadêmico, sobre eutonia e relaxamento. Solicite que registrem no caderno de anotações informações relevantes sobre essas práticas. Caso verifique um estudante com deficiência, peça ajuda de um colega da sala para descrever as imagens apresentadas e reduzir ou eliminar barreiras.

Convide-os a experimentar algumas atividades relacionadas com a eutonia e o relaxamento. Peça que analisem as percepções e sensações vindas dos movimentos realizados.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO