Plano de Aula
Plano de aula: Esportes de combate
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
No desenvolvimento deste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes ampliem seus conhecimentos sobre os esportes de combate, analisando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dessas modalidades, compreendendo as técnicas e táticas com base nos critérios da sua lógica interna e planejando esses esportes de modo adequado às suas necessidades.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Esportes de combate.
Objetivos de aprendizagem
- Experimentar esportes de combate menos familiares, ampliando o conhecimento da lógica interna dessa categoria de esportes.
- Identificar os elementos técnico-táticos individuais e as regras dos esportes de combate.
- Analisar as habilidades motoras requeridas nos esportes de combate.
- Identificar as capacidades físicas e estruturas corporais exigidas nos esportes de combate.
- Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de combate.
- Vivenciar os papéis de jogador e árbitro nos esportes de combate.
- Produzir alternativas para a prática dos esportes de combate na comunidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Caderno para anotações dos estudantes.
- Aparelho para reproduzir vídeo.
- Folhas de jornal.
- Papelão, cartolina ou TNT.
- Tinta guache.
- Fita adesiva.
- Cones.
- Giz.
- Barbante.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Reúna os estudantes e solicite que se organizem em duplas pelo espaço da aula. Em seguida, proponha uma experimentação prática, em que tenham de desequilibrar ou atingir uma parte específica do corpo do colega (ombro, braços, tronco etc.) como forma de ataque, ao mesmo tempo em que se defendem procurando se esquivar e não ser atingidos pelo oponente. Após essa experimentação inicial, solicite que os estudantes reflitam sobre os movimentos e ações de defesa e ataque que realizaram e pergunte-lhes quais modalidades de combate são constituídas por esses elementos. Na sequência, analise as respostas e verifique se a esgrima foi um dos esportes de combate citados, propondo aos estudantes a vivência e experimentação dessa modalidade na aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO