Plano de Aula

Plano de aula: Esportes de parede

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

No desenvolvimento deste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes experimentem e discutam conceitos e procedimentos sobre os esportes de parede, ampliando os seus conhecimentos sobre a lógica interna desses esportes após a vivência de diferentes papéis, identificando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais mais requisitadas durante a prática desses esportes.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de rede e parede.

Objetivos de aprendizagem

• Vivenciar os papéis de jogador, técnico e árbitro nos esportes de parede.
  • Experimentar esportes de parede dando atenção para as habilidades técnicas e táticas que os compõem.
  • Reconhecer a lógica interna dos esportes de parede.
  • Identificar os elementos técnicos individuais e as regras básicas presentes nos esportes de parede.
  • Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos dos esportes de parede.
  • Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo ligadas aos esportes de parede.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes de parede.

Competências gerais

1.  Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  • Caderno para registro dos estudantes.
  • Painel feito com cartolina ou papel 40.
  • Aparelho para reproduzir vídeo.
  • Giz.
  • Fita adesiva.
  • Bolas de tênis ou de borracha.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Reúna os estudantes e explique que a aula será sobre os esportes de parede. Como eles já tiveram a oportunidade de conhecer essa categoria de esportes em anos anteriores, a ideia será aprofundar os conhecimentos, explorando a diversidade e complexidade de lógicas internas dos esportes de parede, possibilitando novas vivências em diferentes dimensões.

Para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre essas modalidades, pergunte:

• Conhecem esportes que sejam jogados em uma parede?
  • Já experimentaram essas modalidades nas aulas de Educação Física?
  • Quais são os movimentos exigidos nesses tipos de esportes?
  • Essas modalidades são coletivas ou individuais?

Após os questionamentos, observe as respostas dos estudantes e avalie o que já conhecem e o que ainda não sabem sobre esportes de parede. Em seguida, apresente imagens (ou descreva-as) de três modalidades desses esportes (squash, raquetebol e pelota basca) e peça que os estudantes tentem identificá-las. Sugerimos que escolha uma das três modalidades para ser tematizada durante a aula, objetivando que os estudantes reconheçam a lógica interna dos esportes de parede, assumindo o papel de jogador e árbitro, identifiquem as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais exigidas nessas modalidades, compreendam as táticas e suas variações, adaptem os espaços do jogo e as regras para que todos possam experimentar.

Apresentamos como sugestão um vídeo sobre pelota basca, que provavelmente seja um esporte menos familiar aos estudantes. Nesse sentido, solicite que analisem e registrem no caderno as informações extraídas do vídeo sobre esse esporte de parede (movimentos e objetivos táticos das ações dos jogadores, capacidades físicas exigidas, estruturas corporais requisitadas, interação entre os adversário, implementos utilizados,  entre outros aspectos que entendam como relevantes).

Como forma de incluir todos os estudantes, caso seja necessário, disponibilize em texto as informações do vídeo.

Após assistir ao vídeo, organize os estudantes em grupos e solicite que discutam sobre as informações que registraram no caderno, fazendo uma “lista” com as principais características da pelota basca, a lógica interna da modalidade, a identificação das regras e como podem adaptar o jogo para ser praticado em algum ambiente da escola. Cada grupo escolhe um representante que irá apresentar para os demais colegas e o professor o que elencaram de mais importante sobre a modalidade e onde a prática pode ser realizada. Caso seja necessário, os estudantes podem utilizar múltiplas linguagens (oral, escrita ou gestual) para apresentação.

Consolidada esta etapa, sugira aos estudantes uma experimentação prática da pelota basca.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO