Plano de Aula

Plano de aula: Exercícios físicos: reconhecendo as possibilidades!

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano, sugerimos a apresentação e discussão do conceito de aptidão física e a sua utilização para a saúde ou para o desempenho esportivo. A partir dos objetivos dos estudantes com a atividade física, devem pesquisar sobre formas de avaliar o seu condicionamento físico de acordo com esses objetivos. Devem fazer uso de movimentos simples para compor um programa básico de exercícios que atenda as necessidades de cada um.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica de condicionamento físico

Objetivos de aprendizagem

• Experimentar diferentes exercícios físicos.
  • Conhecer as variáveis da aptidão física para a saúde e para o desempenho esportivo.
  • Identificar as exigências corporais solicitadas em cada programa de exercício físico vivenciado.
  • Reconhecer a importância das características individuais para a prática de exercícios físicos.
  • Verificar o acesso a essas práticas corporais em locais próximos à escola ou onde os estudantes frequentem.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos
  • Aros.
  • Caderno dos estudantes ou folha de papel A4.
  • Caneta ou lápis.
  • Cordas.
  • Bancos.
  • Cones.
  • Pneus.
  • Escadas
  • Cadeiras.
  • Colchões.
  • Plintos.
  • Banco sueco.
  • Bolas de peso.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Numa roda de conversa, retome com os estudantes os conceitos de exercício físico e atividade física. Pergunte-lhes se praticam algum tipo de exercício físico fora da escola, questionando-os o que fazem e por que fazem. A partir das respostas, proponha um debate sobre tipos de treinamento.

Organize o repertório prévio dos estudantes à medida que respondem às perguntas. Possibilite-lhes fazer as suas considerações, exercitando a oralidade, a fluência oral, além da comunicação e da argumentação.

A seguir, comente que a prática de exercícios físicos está relacionada à melhora da aptidão física.

Utilize a definição de aptidão física da seção Para saber mais e explique o termo aos estudantes.  Comente que a melhora da aptidão física pode ter como objetivos a saúde ou o desempenho esportivo. Para isso, são propostas intensidades específicas para cada objetivo.

Faça uma breve pesquisa entre os estudantes: Quais seriam os seus objetivos com a atividade física? Para a saúde ou para o desempenho? Como saber o seu estado atual relacionado às variáveis da aptidão física para saúde e para o desempenho esportivo? Mesmo aqueles que não estão engajados em atividades físicas regulares respondem hipoteticamente.

Comente que nesta aula irão experimentar duas capacidades físicas relacionadas tanto à saúde quanto ao desempenho esportivo: a força e a resistência muscular.

Esta conversa inicial pode ser feita solicitando aos estudantes que dialoguem entre eles para retomar os conceitos anteriormente aprendidos. Além disso, outras estratégias podem ser criadas com o intuito de se avaliar os conhecimentos prévios de todos: utilização de cartazes, retomada de cadernos ou produtos anteriores elaborados pelos estudantes, que podem ter sido feitos em diferentes linguagens, leitura e apresentação de textos com reportagens, vídeos, entre outros.

Peça aos estudantes para organizar em grupos de 3 ou 4 como preparo para a atividade.

Como sugestão, pode-se criar um quadro da escala de Borg adaptada disponibilizada na seção Para saber mais (ou utilizar o exemplo a seguir) e pedir que ao longo da aula os estudantes anotem a percepção de esforço em determinados momentos. Pode-se também sugerir que eles criem um diário individual de sensações para as atividades físicas que executam fora da escola. Lembramos que atividades físicas incluem atividades do cotidiano, como caminhar, subir escadas, varrer o chão etc.

Dica: Utilize momentos específicos da atividade (início, final e 1 ou 2 minutos após o final).

Avaliação do esforço percebido

Descrição do esforço

Expressões

Anotações dos estudantes. Sentimentos/sensações relacionados ao esforço.

Repouso

😰

Exaustivo

🥵

Importante que a escala seja adaptada às características dos estudantes.  Pode ser necessário que algum deles tenha que ler para o outro as variáveis da coluna, registrando as suas sensações.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO