Plano de Aula

Plano de aula: Lutas: da localidade para o mundo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

No desenvolvimento do plano, os estudantes irão aprofundar estudos sobre as lutas menos familiares a eles ou que são pouco praticadas no Brasil, iniciando pela sua origem, os motivos de prática, a relação com a cultura de origem, como foi a sua evolução até os dias de hoje e quais as transformações no seu modo de prática.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

•  Lutas do mundo.

Objetivos de aprendizagem

• Pesquisar sobre as lutas do mundo pouco difundidas no Brasil.
  • Conhecer as diferentes lutas do mundo e seus principais fundamentos.
  • Experimentar as lutas do mundo, no que se refere aos seus aspectos técnicos, táticos, históricos e filosóficos.
  • Construir meios para que os estudantes possam adaptar a modalidade de luta às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).
  • Refletir sobre as transformações históricas que constituem as práticas de lutas, o processo de esportivização e a midiatização das lutas.
  • Valorizar e respeitar as culturas de origem das modalidades de lutas do mundo.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos

• Caderno para registro do estudante.
  • Quadro.
  • Flip chart (anotações/professor poderá transportar para outros espaços: quadra, pátio etc.).
  • Projetor multimídia.
  • Quadra poliesportiva, pátio ou jardim/gramado.
  • Colchonetes e/ou tatames de EVA.
  • Cones e giz para demarcação de espaços.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula retomando brevemente o conceito de lutas e apresente os objetivos de aprendizagem do plano aos estudantes.

Liste no quadro e/ou no flip chart as modalidades mais conhecidas ou praticadas entre ou estudantes.

Lutas mais conhecidas ou já praticadas

Judô

Karatê

Capoeira

Peça aos estudantes para registrarem no caderno.

Em seguida, promova uma reflexão acerca das transformações históricas, do processo de esportivização e da midiatização das lutas, lançando alguns questionamentos:

• Vocês conseguem apontar alguma mudança ou transformação pela qual passaram as lutas? Como as práticas eram organizadas antes e como se apresentam nos dias atuais? (Promover uma discussão acerca das poucas regras e restrições existentes no contexto de origem das lutas, valendo-se quase tudo em um combate; discutir a evolução das modalidades)
  • Vocês sabem dizer como ocorreu o processo de esportivização das lutas? Qual o papel das mídias nesse processo?

A ideia é mobilizar o conhecimento, possibilitando aos estudantes entender que toda produção humana é dinâmica, histórica e geograficamente discutida e renovada.

Considerando todo o mapeamento inicial, proponha a vivência de uma modalidade de luta do mundo atual, mas pouco difundida no Brasil. Para este plano sugerimos o sumô. Pode ser que o sumô esteja presente no cotidiano dos seus estudantes, de acordo com a realidade local. Se for o caso, eleja outra modalidade utilizando as estratégias aqui sugeridas.

Promova alguns questionamentos buscando levantar os saberes prévios dos estudantes acerca da modalidade “sumô”: Quem já ouviu falar no sumô? Alguém já praticou? Onde viram essa luta? Conhecem a origem e suas regras?

Apresente aos estudantes, por meio de vídeo, imagens e textos impressos ou exibidos pela tela do celular, a história, origem e principais características do sumô. Segue sugestão de materiais:

• Vídeo:

Verifique se entre os estudantes existe algum que necessite de auxílio para poder compreender o vídeo. Nesse caso, procure formar duplas para que um estudante possa explicar ao outro o que está identificando no vídeo.

Organize os estudantes em pequenos grupos e oriente-os na realização de uma pesquisa sobre o sumô, a ser realizada no laboratório de informática da unidade escolar, na biblioteca ou em outros momentos que julgar conveniente. A pesquisa poderá ser iniciada já nesta primeira aula, podendo se estender às demais aulas sequenciais. Sugira diferentes materiais e fontes, e recomende aos estudantes a construção de um quadro com todas as descobertas realizadas, que poderá ser preenchido pelos respectivos grupos durante todo o desenvolvimento da sequência de aulas previstas.

Quadro lutas do mundo

Grupo 1 - A história do sumô (surgimento, local de criação, biografia dos seus criadores)

Grupo 2 - Principais golpes do sumô (fundamentos técnicos e objetivos)

Grupo 3 - Principais regras de competição, cerimônia e rituais

Grupo 4 - Vestuário e penteado

Os estudantes deverão, no decorrer das aulas previstas, preencher o quadro de lutas do mundo e, posteriormente, socializar as suas descobertas com os seus colegas de turma. Poderão utilizar também imagens, vídeos, filmes, fotos e reportagens para complementar e corroborar suas descobertas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO