Plano de Aula

Plano de aula: A importância da OMC na regulação da circulação de mercadorias no mundo global

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Globalização econômica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel, canetas e a impressão para leitura da matéria publicada no Jornal Estado de Minas e Folha de São Paulo, da charge e do gráfico

Material complementar: AFP. Brasil perde disputa com Japão e União Europeia na OMC. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/08/30/interna_internacional,896473/brasil-perde-disputa-com-japao-e-uniao-europeia-na-omc.shtml. Acesso em: 25/11/2018

REUTERS. Brasil leva adiante queixa na OMC contra o canadá envolvendo a Bombardier. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/04/brasil-leva-adiante-queixa-na-omc-contra-canada-envolvendo-a-bombardier.shtml. Acesso em: 01/12/2018

TEXTO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FbfJaPwmqKYFpGKrzw6xkhkPktpB3uAQxjTtC7r3DX4VZfKnhgsczweEHScr/problematizacao-texto-omc.pdf

GRÁFICO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vEZJaCU6HFbtqwJdThHrtJyph49wG5hhYZMMkWPSSNmRPJYG7v6vsUbwNNqG/contextualizacao-grafico.pdf

TEXTOS DE APOIO:

LAPORTA, Laís. OMC pede que Brasil retire subsídios à indústria em até 90 dias. Disponivel em: https://g1.globo.com/economia/noticia/omc-recomenda-que-brasil-retire-subsidios-industriais-em-ate-90-dias.ghtml. Acesso em: 25 de novembro de 2018

DW. Japão faz queixa contra o Brasil na OMC. disponível em https://www.dw.com/pt-br/jap%C3%A3o-faz-queixa-na-omc-contra-o-brasil/a-18557823.Acesso em: 25 de novembro de 2018.

Para você saber mais: Um dos fundamentos do fenômeno da globalização é a maior circulação de mercadorias, isso se dá pela maior facilidade de transportes, além da necessidade do comércio entre os países. Para entender melhor a formação da globalização e a consequente intensificação do comércio internacional, este plano terá como foco estudar e entender uma das principais organizações multilaterais do mundo contemporâneo: A Organização Mundial do Comércio (OMC). Esse organismo foi criado em 1995 para substituir o Gatt (Acordo Geral de tarifas e Comércio), que tinha sido criado em 1947 em caráter provisório (os EUA nunca assinaram o antigo acordo), como principal resultado das Negociações da Rodada do Uruguai. Os objetivos da OMC são liberalizar e supervisionar o comércio mundial entre os países signatários do acordo. Dessa maneira, o órgão passa a intermediar e solucionar conflitos comerciais entre os países membros do acordo. Abaixo listamos alguns textos para você aprofundar no assunto:

RÊGO, Elba Cristina Lima. Do GATT à OMC: o que mudou, como funciona e para onde caminha o sistema multilateral de comércio. 1996. Disponivel em: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/11014 . Acesso em: 25 de novembro de 2018.

FERNANDES, Miguel. O que faz a OMC e por que ela é tão importante. Disponível em https://www.ligafeausp.com/single-post/2018/09/11/O-que-faz-a-OMC-e-por-que-ela-%25C3%25A9-t%25C3%25A3o-importante. Acesso em: 25 de novembro de 2018

Contextos prévios: Para o melhor desenvolvimento desse conteúdo, é necessário que o aluno já tenha estudado, previamente, os conceitos de globalização e sobre a Divisão Internacional do Trabalho.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema da aula no quadro. De forma breve, apresente o tema aos alunos. Fale um pouco sobre a Organização Mundial do Comércio, utilizando como referência o pequeno texto da seção “Para você saber mais” (no slide anterior) e dos textos que foram indicados. É importante que essa apresentação seja resumida e rápida, não é a intenção que esse momento vire uma aula expositiva, apenas uma breve situada do conteúdo para os alunos.

Como adequar a sua realidade: Tratar sobre uma organização multilateral como a Organização Mundial do Comércio pode parecer uma realidade muito distante da nossa. No entanto, podemos utilizar elementos próximos ao nosso cotidiano para fazer mais sentido à nossa aula. Utilize mercadorias que são produzidas na sua região e exportadas. Exemplo: quem mora em Minas Gerais pode falar do minério de ferro e do café; no Rio de Janeiro, podemos falar do petróleo; no Rio Grande do Sul, da carne. A partir dessas mercadorias, mostre como a OMC pode ser uma importante organização que auxilia ao país a se inserir e ter uma concorrência justa no comércio internacional.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO