GEO09_16UNID05 - Imagens do plano
Plano de Aula
Plano de aula: As monções asiáticas
Plano 5 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Caracterização de domínios morfoclimáticos na Europa, Ásia e Oceania.
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá relacionar o clima e vegetação das áreas estudadas contemplando a habilidade EF09GE17 que busca explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.
Materiais necessários: As figuras apresentadas neste plano de aula são apenas ilustrativas, se quiser acesso estão disponíveis no material complementar. Pesquisa prévia dos alunos sobre monções, suas causas e local de ocorrência. Para concluir esse plano cada grupo de alunos deverá apresentar um produto final diferente, assim eles podem precisar de cartolina, mapas, figuras, fotos, para, por exemplo, compor um cartaz; papel sulfite para apresentar um quadro conceitual ou desenho esquemático; papel milimetrado caso apresentem um gráfico; caneta, lápis. De qualquer forma depende do produto final que irão apresentar.
Material complementar:
Imagens do plano de aula para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JttuGBxc4uKmZafUrNYUTjU79HHCS7Td7JhEYYbbk9ZHrWkPGmjJkHh24p9Q/geo09-16unid05-imagens-do-plano.pdf
Para você saber mais:
Artigo “O que são monções?” disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-sao-moncoes/, “Regime de monções” disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/regime-de-moncoes e “O que é chuva de monções?”, disponível em: https://www.climatempo.com.br/noticia/2018/07/03/o-que-e-a-chuva-de-moncoes--2509 explicaas causas, consequências e locais de ocorrência desse fenômeno por meio de textos e vídeo.
Documentário da série Tempo e Clima “A Monção”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pqWlotQhKU4 e o vídeo da Climatempo News “Monções Indianas” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3jRFbXjCK-E mostrando imagens e explicando o fenômeno que ocorre na Ásia.
A reportagem: “Monções deixam 1,2 mil mortos na Índia e países vizinhos em 2018” disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/27/moncoes-deixam-12-mil-mortos-na-india-e-paises-vizinhos-em-2018.ghtml e “Bangladesh: na Terra dos rios loucos”, disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/383031/Bangladesh-Na-terra-dos-rios-loucos.htm abordam as consequências desse evento e apresentam imagens da região atingida.
Sobre turismo na Índia, especificamente Mumbai, você pode consultar: https://www.360meridianos.com/2012/02/turismo-em-mumbai-india.html e https://manualdoturista.com.br/mumbai/
Acessados em 20/02/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos clima e os fatores que o influenciam tais como: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar. Também é necessário conhecimentos prévios acerca de localização, principalmente dos continentes desse tema dos países do sul e sudeste asiático. Sugere-se solicitar uma pesquisa sobre o termo e causas das monções.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para o desenvolvimento desse plano, os alunos devem pesquisar sobre o tema monções em casa. Solicite que busquem causas, consequências e locais de ocorrência na Ásia. Há algumas indicações de material para consulta em “Para saber mais”, mas adequado seria que eles buscassem por si só em suas pesquisa ou até mesmo no livro didático no capítulo que aborda esse assunto. Como produto final os grupos de alunos, que serão divididos posteriormente, devem explicar como ocorre o fenômeno das monções na Ásia a partir de diferentes meios de apresentação: texto dissertativo, jornalístico, quadro conceitual, gráfico, imagens, cartaz, tabela, desenhos esquemáticos, etc. A ideia é que a partir da contextualização do fenômeno, que ocorre a partir da história de André que viaja para a Índia no verão, ou seja, na época das chuvas, construam uma maneira para explicar suas causas a partir de diferentes abordagens. Cada grupo deverá escolher um meio de apresentação ou o professor poderá determinar qual produto final deseja de cada grupo.
De qualquer forma, abra a aula explicando o termo. A palavra monção significa estação e está associada a uma mudança na direção do vento. Na região da Índia e em todo o sul do Ásia, esta alteração na direção do vento é brusca e causa profundas modificações no clima: onde predominava o sol e o tempo seco, passa a ter nuvens carregadas e chuva torrencial pode vários meses. Assim, o termo monções está associado aos ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. Assim, as monções trazem períodos de chuvas intensas durante o verão e estiagem durante o inverno.
Como adequar à sua realidade: No Brasil não há ocorrência desse fenômeno específico, porém enchentes ou deslizamentos nos meses chuvosos, em geral no verão (dezembro, janeiro e fevereiro), são comuns em algumas regiões do país (como Sudeste e litoral). Se achar conveniente pode fazer um paralelo associando as consequências desse evento com as chuvas provocadas pelos ventos de monções na Ásia.
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