Plano de Aula

Plano de aula: Colonização inglesa na Índia e sua divisão

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização do mundo pelo viés ocidental.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula discutir a divisão da Índia entre hindus e muçulmanos, em Índia e Paquistão, como resultado da colonização britânica.

Materiais necessários: Projeção dos slides ou impressão dos mapas e imagens, uma folha de sulfite por dupla, lápis preto, borracha, lápis de cor (opcional) e fita adesiva.

Material complementar:

Mapa Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VBjyd9PsH2syFbKXFuDKhtRSdj8Sh7gHdfuY44z4fuQGBTApVShNzSBSS9T2/geo9-06und04-contextualizacao-mapa.pdf

Mapa Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MzDUFvRvxmEDc9FvkaYbEq4BCFd6Z2XU5sfc4dDDScvUPSYWGuDTErG4dhjA/geo9-06und04-problematizacao-mapa.pdf

Para você saber mais:

ALVES, Mariana Faiad B. O legado da partilha da Índia e Paquistão: violência contra muçulmanos na Índia pós-colonial. Malala. São Paulo. v. 5, n. 8, set. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/malala/article/view/138679> Acesso em 19 abr. 2019.

LIMA, Juliana Domingos de. Por que, há 70 anos, a Índia se partiu. E o que essa divisão ainda representa. Nexo. 15 ago. 2017. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/08/15/Por-que-h%C3%A1-70-anos-a-%C3%8Dndia-se-partiu.-E-o-que-essa-divis%C3%A3o-ainda-representa> Acesso em 19 abr. 2019.

VILELA, Túlio. Índia - Domínio inglês na Índia mostra dois aspectos do colonialismo. UOL. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/india-dominio-ingles-na-india-mostra-dois-aspectos-do-colonialismo.htm> Acesso em 17 abr. 2019.

A charge é um gênero textual, muito comum em jornais, que se utiliza da imagem e do humor para expressar uma crítica e satirizar algum acontecimento da realidade. É bastante comum também as charges apresentarem conteúdo de cunho político, envolvendo ações e disputas políticas. É uma forma de expressar graficamente a opinião do autor sobre a política ou alguma situação cotidiana.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão compreender a divisão do subcontinente indiano em dois Estados-Nações independentes (Índia e Paquistão) como resultado da saída dos colonizadores britânicos após 300 anos de domínio. Isso provocou intenso fluxo migratório de um país para o outro impulsionada pela violência extrema de um grupo em relação ao outro.

Como adequar à sua realidade: É possível comentar que no Brasil também há grupos que desejam separar o país. Para outras informações, ver a reportagem no item "Para você saber mais".

Para você saber mais:

MELLO, Alessandra. Além do Sul, São Paulo e outros estados têm movimentos para se separar do Brasil. EM. 09 out. 2017. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/10/09/interna_politica,907066/alem-do-sul-sao-paulo-e-estados-movimentos-para-se-separar-brasil.shtml> Acesso em 11 mar. 2019.

Contextos prévios: É interessante que os alunos conheçam o contexto e as características da colonização europeia nos continentes asiático, africano e oceania.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO