Plano de Aula

Plano de aula: Desigualdade de acesso e uso às redes da internet

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva analisar dados estatísticos sobre acesso e uso de redes sociais e internet por países do mundo e elaborar um gráfico de setores com essas informações. Espera-se que a análise do gráfico evidencie as desigualdades mundiais de uso da internet.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, compasso, transferidor, régua, roteiro da Ação Propositiva e folha para a elaboração do gráfico (preferencialmente sulfite)

Materiais Complementares:

Mapa da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JZuHbasRpvgVZhsw672kyeFPAppmRMrYkwUP6AmmwZ45AQWxs3rfNW36kzy5/geo9-14und04-contextualizacao-mapa.pdf

Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSb4Gy3U9XbBSxHSY2HpyfAzDxQzffb7QzvEaQbcm7EsbdeZKNZfd6bBmF6G/geo9-14und04-acao-propositiva-graficos.pdf

Para você saber mais:

Acesso desigual à internet aprofunda injustiça social. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/desigualdade-de-acesso-internet-aprofunda-injustica-social/. Acesso em 29.03.19.

UIT: bilhões de pessoas ainda não têm acesso à internet no mundo. Disponível em: https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/. Acesso em 29.03.19.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, os alunos devem estar organizados em 4 ou 5 grupos. O número de grupos vai variar de acordo com o tamanho da sua turma. O importante é que o grupo tenha entre 4 a 5 estudantes para garantir que todos participem efetivamente da elaboração do gráfico. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão trabalhar com dados estatísticos sobre o acesso e uso da internet por países do mundo e que, a partir dessas informações, vão construir gráficos de setores.

Como adequar à sua realidade: Comente que desigualdade é uma marca do sistema capitalista e que o acesso à internet é uma das formas de compreensão disso. Diga que essa desigualdade se manifesta de forma transescalar, ou seja, em várias escalas geográficas, inclusive na local. Reflita com os estudantes sobre a desigualdade de infraestrutura para acesso à internet no local em que moram.

Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre características do sistema capitalista, especialmente a relação do capitalismo com a (re)produção de desigualdades. É importante também que os estudantes conheçam gráficos de setores e saibam manusear o transferidor e o compasso.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO