GEO9_07UND01 - Contextalização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Montes Urais: divisor da Europa e Ásia
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Critérios naturais de regionalização da Europa e da Ásia.
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, iremos trabalhar com os Montes Urais, extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, na qual formam a fronteira natural tradicional entre a Europa e a Ásia.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens; caderno, lápis, borracha, caneta para registro da atividade; Atlas Escolar e Mapas Mundi, caso não seja possível a projeção ou impressão dos materiais apresentados.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Montes Urais. Extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia. Estendem-se do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://escola.britannica.com.br/artigo/montes-Urais/482754. Acesso em: 14 de março de 2019.
https://www.suapesquisa.com/geografia/montes_urais.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Montes_Urais. Acesso em: 14 de março de 2019.
Fronteiras e limites. Os limites relacionam-se com a ideia de divisão e, em geral, são estabelecidos por acordos e tratados entre dois ou mais países. Para saber mais acesse o link disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-limite-fronteira.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.
Fronteiras dos Continentes. Para entender mais sobre o estabelcimento de limites e fronteiras entre os contnentes acesse o link diponivel em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fronteiras_dos_continentes. Acesso em: 14 de março de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema: Montes Urais: divisor da Europa e Ásia.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio como marco fronteiriço.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.
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