Plano de Aula

Plano de aula: A migração internacional e a situação dos refugiados

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Terrorismo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI35, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetor para exibição de slides e textos sobre a questão da migração internacional e a crise dos refugiados. Caso não tenha disponibilidade deste aparelho, poderão ser realizadas impressões dos textos e disponibilizadas para as equipes.

Dicionários da língua portuguesa ou dispositivos eletrônicos (computadores, tablets, celulares) com acesso à internet para acessar sites de dicionários. Seguem alguns sites que poderão ser indicados para os estudantes:

Priberam dicionário - <https://dicionario.priberam.org/> Acesso em: 18 de janeiro de 2019.

Michaelis dicionário - <https://michaelis.uol.com.br/> Acesso em: 18 de janeiro de 2019.

Dicionário Aurélio - <https://dicionariodoaurelio.com/> Acesso em: 18 de janeiro de 2019.

Material complementar:

Documento com trechos de reportagens do site da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a migração internacional e a crise dos refugiados:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jhkZvvdJTQcCwRTCrK8DzNRCDA7vrssCW2VGxKhcnWERmU9cr7Z8qHMGz9Dp/his9-35und05-problematizacao-texto-sobre-os-refugiados.pdf

Documento com relatos de alguns refugiados que vieram para o Brasil:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tu3m3hd6QDpJqA9ATTBtMduar2WmTTeUH9nrjjQn7TY565EX2JmsDCNvytts/his9-35und05-sistematizacao-relatos-de-refugiados.pdf

Para você saber mais:

Para a condução desta aula será necessário estar apropriado do conceito de refugiado e da conjuntura em volta da migração internacional compulsória vivenciada atualmente em vários locais do mundo.

De acordo com o dicionário Aurélio, entre os vários significados existentes para a palavra refugiado, um deles informa tratar-se de pessoas que emigram para outros países, por motivos de perseguição política, étnica, religiosa etc. Disponível em: Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Segundo a agência da ONU para refugiados (ACNUR), o conceito de refugiado também está associado àquelas pessoas que foram obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e graves violações dos direitos humanos. Logo percebe-se que a ação de mudar para outro país não se apresenta como uma escolha, mas muitas vezes como a única opção para garantir sua liberdade, preservar sua segurança e assegurar sua vida. O escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, mais conhecida como ACNUR, foi criado em 1950, após a Segunda Guerra Mundial, para ajudar milhões de europeus que fugiram ou perderam suas casas. Hoje, quase 70 anos depois, a ACNUR já ajudou mais de 60 milhões de refugiados no mundo todo a reconstruir suas vidas e restabelecer sua segurança.

Para maiores informações sobre a situação atual dos refugiados no mundo, recomendamos acessar o site da ACNUR. Nesta plataforma, você poderá ter acesso às últimas notícias, legislações, documentos e dados atualizados sobre os refugiados: <https://www.acnur.org/portugues/>. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações ao professor: Solicite que os alunos se organizem em equipes de três alunos. A escolha das equipes pode ser direcionada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.

O objetivo da aula poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Este momento é muito importante para que os alunos compreendam a temática que será estudada e qual sua importância. Mas procure não antecipar algumas questões neste início, a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.

A finalidade desta aula é fazer com que os alunos compreendam a conjuntura atual das migrações internacionais, dentro da perspectiva dos refugiados.

Para você saber mais:

Diariamente notícias vindas de todas as partes do mundo nos revelam imagens chocantes de refugiados tentando entrar em outros países com o intuito de salvar suas vidas e de seus familiares. Muitas vezes a atitude desesperada de fugir de situações de extrema violência e pobreza faz com que pessoas se arrisquem nestes trajetos, largando tudo que construíram e os laços afetivos com sua nação para viver em outro local com uma cultura, língua e costumes totalmente diferentes. Por outro lado, observa-se que muitos dos países que recebem estas pessoas não seguem a legislação internacional dos refugiados e acabam criando barreiras físicas e sociais, de cunho xenofóbica, agravando mais ainda a situação destas pessoas. O fenômeno da migração internacional forçada é um problema contemporâneo e precisa ser discutido junto com os estudantes, para que assim possam se posicionar de maneira mais crítica com relação a estes eventos.

Para um maior aprofundamento em torno das questões da migração internacional e a questão dos refugiados, acessar o site da agência da ONU para refugiados (ACNUR):

<https://www.acnur.org/portugues/> Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados