Plano de Aula

Plano de aula: A Revolução Chinesa

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Guerra Fria

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível), lápis em cores diferentes, papel A4, revistas para recortes, canetas hidrográficas.

Contexto:

Link para a Etiqueta “Made In China” :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPfvkmhyZjkSVzs96YdUEwWAdJ6dWdRn9MnqST5Ct2kdhZyW47C6ZJHXhpAc/etiqueta-made-in-china.pdf

Para você saber mais:

A arrancada da China até se tornar a segunda potência econômica do planeta. Douglas Mota. Publicado em: 25/8/15. Acervo O Globo. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/a-arrancada-da-china-ate-se-tornar-segunda-potencia-economica-do-planeta-17295278 Acesso em: 22 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Problematização:

Link para o texto: Revolução Chinesa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjH66s2faqffp2Z9dyd2BtcXmgWVYSdYncuz33zq9CYYqxFn6jh9efSPr6Dv/revolucao-chinesa.pdf

Link para Imagens sobre a Revolução Chinesa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BaP2h4R3R52EkQQMuu8TZvJMfmkaAAV2xHYwUG6eTcX55Up2bKYpPfqWTKCd/imagens-sobre-a-revolucao-chinesa.pdf

Para você saber mais:

Como construir História em Quadrinhos com os alunos. Elen Campos Caiado. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm acesso em 25/05/2019.

7 ferramentas para criar história em quadrinhos com os alunos. Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos. por Redação. Publicado em 25 de agosto de 2016. Porvir. Disponível em: http://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/ acesso em 25/05/2019.

NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Departamento de Artes Visuais. Instituto de Artes. Universidade Aberta do Brasil. Universidade de Brasília. Palmas – Tocantins. 2012 Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5588/1/2012_S%C3%ADlviadaConcei%C3%A7%C3%A3oNeves.pdf acesso em 01/06/2019.

Link para Maus - A História de um Sobrevivente

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KxftNWQXmArwtQaEDRRRGAztQb437SFDBk6XXQaRPgDb4j3EKvna48dRcAuc/maus-a-historia-de-um-sobrevivente.pdf

Quadrinhos mostram transformações na China desde Mao Tsé-tung. Narrativa vem em três volumes. Por da redação. Publicado em 23 fev 2018, 15h29. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/quadrinhos-mostram-transformacoes-na-china-desde-mao-tse-tung/ acesso em 25/05/2019.

POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22

Duas Chinas. Canal: Nerdologia, Youtube. Publicado em 20 de set de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0YBBk67O8rQ Acesso em: 21 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Sistematização:

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571

Acesso em: 11 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais

POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO