Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e o documento com twittes racistas contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, do Jornal Nacional. Peça para que os alunos relatem se já presenciaram comentários racistas nas redes sociais e debatam sobre os comentários racistas direcionados à Maju.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, novas questões foram incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Peça para que os estudantes reflitam sobre:
- Será que os jornalistas brancos também recebem comentários deste tipo?
- Por que será que essas pessoas se sentem à vontade para insultar uma pessoa que não conhecem e que nunca fez mal a elas?
- Qual a punição para uma pessoa que faz um comentário racista em uma rede social?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e debater sobre estes questionamentos. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe os materiais propostos acompanhados de alguns questionamentos para ajudar os estudantes a refletirem sobre discurso de ódio e as informações sobre racismo nas redes sociais.
Questões para refletir:
- O que caracteriza o discurso de ódio?
- O que significa inferiorizar ou marginalizar uma pessoa?
- Crítica e discurso de ódio são a mesma coisa? Por quê?
Peça para que os estudantes reflitam sobre as questões acima e criem um protesto que denuncie o discurso de ódio e racismo nas redes sociais.
Eles podem escrever um texto ou poema, fazer um desenho, compor uma música etc. Estabeleça um prazo para que possam produzir os protestos e enviá-los.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Sistematização
Neste momento, proponha que os alunos enviem os protestos para que o restante da turma possa ver e comentar.
As criações dos alunos podem ser enviadas para o grupo da sala no Whatsapp, Google Sala de Aula ou postadas em redes sociais, como Facebook, utilizando uma hashtag criada por eles e inspirada pela #somostodosmaju, para divulgar as produções.
Outra opção pode ser criar um mural no Padlet com o tema "Não confunda discurso de ódio com liberdade de expressão", para que os alunos postem as produções e vejam as dos colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
As famílias podem assistir ao episódio Consciência Negra do programa Rede Escola que aborda temas como a produção literária periférica e desigualdade de acesso à educação, entre outros temas muito importantes, disponível no site da Tv Escola (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.