Carta Convocatória do MNU
Plano de Aula
Plano de aula: Ditadura Civil-Militar e o Movimento Negro
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Indígenas e quilombolas na ditadura
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI21 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano de aula em questão procura analisar o surgimento do movimento negro unificado durante a ditadura civil-militar, suas demandas por igualdade racial, compreendendo o movimento como uma forma de resistência ao racismo e contestação do regime. Buscando comparar as reivindicações do movimento negro unificado com o racismo existente ainda hoje na sociedade brasileira.
Materiais necessários: Data show para exibição da fotografia ou impressão da fotografia em folha A4 em escala de cinza, impressão do documento e cópias para os trios ou sua projeção com data show. Cartolinas uma para cada trio e canetinhas ou piloto para elaboração dos cartazes, as cartolinas podem ser substituídas por folhas de papel ofício ou A4.
Material complementar:
Documento 1 - Contexto: Fotografia manifestantes do movimento negro de Jesus Carlos, Memorial da Democracia
http://memorialdademocracia.com.br/card/ato-reorganiza-o-movimento-negro
Documento 2 - Problematização: Carta convocatória do MNU 1978 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YjM7mdRrmDBWd8FKwX6atK9RcYEZCzupU7dc6mrWAW4YzRErTQu9Rh3yeY3h/his9-21und02-carta-convocatoria-do-mnu.pdf
Para você saber mais:
DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo (online). 2007, vol.12, n.23, pp.100-122. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042007000200007>. Acesso em:
Documentário Consciência Negra nos Anos 1970 (Jornal de Viamão On Line):
Consciência Negra anos 70. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ClZ-BhXHh4w. Acesso em:
Vídeo História do MNU. (Reportagem da TVT):
MNU: 35 anos de luta contra o preconceito racial. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=erl3uiTqWcM. Acesso em:
Memorial da ditadura sobre histórico do movimento negro:
Movimentos Negros. Memórias da Ditadura. Disponível em: http://memoriasdaditadura.org.br/creditos/. Acesso em:
Sobre o ato histórico do MNU:
Ato reorganiza o movimento negro. Memorial da Democracia. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/ato-reorganiza-o-movimento-negro.
Acesso em: 08 nov. 2018.
Artigo comparando o movimento negro unificado de 1978 ao movimento atual:
MNU: as lutas e bandeiras ainda são as mesmas de 1978. Geledés Instituto da Mulher Negra. 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/mnu-as-lutas-e-bandeiras-ainda-sao-as-mesmas-de-1978/. Acesso em:
Site oficial do Movimento Negro Unificado (MNU): http://mnu.org.br/
Artigo sobre o movimento negro no Brasil:
O movimento negro no Brasil. Geledés Instituto da Mulher Negra.2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/o-movimento-negro-no-brasil/. Acesso em:
Definição de racismo:
RACISMO. Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/racismo/. Acesso em:
Conceito de ditadura civil-militar:
Considerações sobre o conceito da ditadura civil-militar com os alunos do ensino médio 3º ano. Ensino Médio em Diálogo. 2014. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o. Acesso em:
MELO, Demian Bezerra de. Ditadura “civil-militar”?: controvérsias historiográficas sobre o processo político brasileiro no pós-1964 e os desafios do tempo presente. Espaço Plural. 2012, ano XIII, n.27, pp. 39-53. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324. Acesso em:
Referências bibliográficas:
FICO, C. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.
HANCHARD, Michael. Orfeu e o poder: o movimento negro no Rio de Janeiro e em São Paulo (1945-1988). Rio de Janeiro: EdUerj, 2001.
LIMA, Ederson Santos. Consciência Negra: de Zumbi à Lei nº10.639/2003. Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/consciencianegra/default_imprimir.asp?strTitulo=Consci%EF%BF%BDncia+Negra:+de+Zumbi+%EF%BF%BD+Lei+10.639/2003 Acesso em: 17 out. 2018.
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
PEREIRA, Amauri Mendes. Trajetória e perspectivas do movimento negro brasileiro. Rio de Janeiro: Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 2005.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
SANTOS, Joel Rufino dos. A luta organizada contra o racismo. In: BARBOSA, Wilson do Nascimento (org). Atrás do muro da noite: dinâmica das culturas afro-brasileiras. Brasília: Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares, 1994.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma, você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo de aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender ao final desta. Mas, é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.
O objetivo central da aula é que os alunos compreendam a organização do Movimento Negro Unificado (MNU) e sua atuação durante o período da ditadura civil-militar. Estabelecendo uma reflexão sobre o racismo existente naquele período e o que permanece nos dias atuais.
Para você saber mais:
Consciência Negra anos 70. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ClZ-BhXHh4w>. Acesso em:
Considerações sobre o conceito da ditadura civil-militar com os alunos do ensino médio 3º ano. Ensino Médio em Diálogo. 2014. Disponível em: <http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o>. Acesso em:
DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo (online). 2007, vol.12, n.23, pp.100-122. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042007000200007>. Acesso em:
MELO, Demian Bezerra de. Ditadura “civil-militar”?: controvérsias historiográficas sobre o processo político brasileiro no pós-1964 e os desafios do tempo presente. Espaço Plural. 2012, ano XIII, n.27, pp. 39-53. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324>. Acesso em:
Movimentos Negros. Memórias da Ditadura. Disponível em:
RACISMO. Dicionário Online de Português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/racismo/>. Acesso em:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO