Plano de Aula

Plano de aula: Como debater Neonazismo e suas principais características em sala

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano, sugerimos a discussão sobre o conceito e características do Neonazismo, movimento esse que tem ganhado mais força e notoriedade em vários países do mundo, inclusive aqui no Brasil e tem como uma de suas principais particularidades o resgate de elementos do nazismo. A importância da discussão dessa temática está atrelada ao fato de estarmos vivenciando atualmente uma era de extremos, marcado pelo crescimento notório de crimes ligados a apologia ao nazismo, negacionismo do holocausto, intensa disseminação de conteúdos de teor nazista e aumento de grupos extremistas. Logo, com o desenvolvimento dessa aula, almejamos que os estudantes desenvolvam um olhar crítico sobre essa temática, para que assim possam fazer uma leitura mais reflexiva acerca desses fatos e notícias que lhes chegam diariamente, atribuindo a seriedade necessária para essa temática em seu cotidiano. 

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo
  • Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar como a ideologia nazista tem se manifestado na atualidade. 
  • Construir o conceito de Neonazismo e suas principais características. 
  • Identificar como o Neonazismo tem se manifestado em diferentes países do mundo. 
  • Ilustrar as ideias sobre o Neonazismo através da construção de um esquema visual. 
  • Refletir sobre como as ações de grupos extremistas podem ser minimizadas. 

Competências gerais

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Professor, aproveite o tema e leia a reportagem "Como debater o neonazismo em sala de aula?" e veja como explorar recursos audiovisuais e documentos históricos que vão ajudar a sensibilizar e a conscientizar a sua turma!

ACESSE AQUI A REPORTAGEM

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 01 aula de 100 minutos (ou 2 aulas de 50 minutos).

Os planos podem ser desenvolvidos em mais de uma aula, de acordo com as estratégias utilizadas por você e respeitando os conhecimentos prévios de seus estudantes sobre essa temática. Por isso se faz importante observar sua turma para saber quais conhecimentos eles possuem sobre o tema proposto, para desta maneira definir em quanto tempo essa aula poderia ser trabalhada, respeitando o ritmo e as vivências de seus estudantes. Observe também que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais sugeridos:

  • Caderno para registro dos alunos; 
  • Lousa ou quadro;
  • Imagens;
  • Projetor;
  • Computador;
  • Materiais impressos;
  • Cartolina;
  • Canetas coloridas e lápis de cor.
Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 20 minutos. 


Inicie a aula apresentando a seguinte frase disparadora para os estudantes: 
“Devemos assegurar a existência da nossa raça e um futuro para as crianças brancas”.
Esta frase pode ser escrita no quadro ou projetada em um slide. Oriente os estudantes para que leiam atentamente a mensagem e disponibilize alguns minutos para que possam refletir. Em seguida, peça que falem quais as impressões que tiveram, quais as mensagens e ideias que podem estar por trás dessa mensagem. Para auxiliar nessa discussão, sugerimos alguns questionamentos que podem ser realizados:

  • Que mensagem essa frase quer passar?
  • Quais as ideias por trás dessa mensagem?
  • Qual seria o perfil da pessoa que escreveu essa frase?
  • Quem poderia ter escrito essa frase?
  • Que tipo de reação a pessoa que escreveu essa queria causar?
  • Esse tipo de mensagem gera algum incômodo em você? Por que? 
  • Você percebe algum tipo de exclusão nessa frase?
  • Quais grupos sociais são defendidos nessa frase? Quais não são defendidos?
  • Você já encontrou uma frase semelhante escrita ou pichada em algum local?
  • Como você se sentiu com relação a mensagem passada por essa frase?

Realizada a discussão, almeja-se que os estudantes reflitam sobre o teor preconceituoso e extremista dessa frase e as ações negativas que ela pode impulsionar, como o preconceito e a violência contra pessoas negras. Espera-se também que tenham conseguido compreender a mensagem principal por trás da frase que é a defesa de uma superioridade da raça branca sobre a raça negra, ou seja, uma frase com teor altamente racista. Passada essas primeiras reflexões, questione os estudantes o seguinte: Essa frase poderia ter sido escrita por uma pessoa nazista ou por alguém que defende o nazismo? Por que?
A intenção com esse questionamento é perceber se os estudantes conseguem realizar uma conexão da mensagem passada nessa frase com a ideologia nazista, que dentre todos os elementos que englobava, defendia abertamente a supremacia racial dos arianos e, por se acharem uma raça superior, tinham mais direitos em relação às outras raças. Foi essa ideologia que acabou justificando para o nazistas o genocídio realizado contra os Judeus e outras minorias no período da segunda guerra mundial. Logo, ao analisarmos a frase, percebe-se certa relação entre o que foi escrito e a ideologia nazista.
Feita essa reflexão, exponha aos estudantes a origem da frase. Informe que essa mensagem foi pichada em um muro na cidade de Criciúma, estado de Santa Catarina no ano de 2006 e ao lado dessa frase foi pintado uma suástica (símbolo nazista). (Para saber mais sobre o caso acesse a reportagem: JESUS, Anderson. Frase nazista revolta moradores. Disponível em: https://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2006/frase-nazista-revolta-moradores. Acesso em 06 de mar. 2023). Procure ouvi-los nesse momento e questione se agora que sabem que a frase escrita tem conexão com a ideologia nazista, se essa nova informação faz sentido. Busque também saber se eles já viram ou ficaramm sabendo de outras manifestações da ideologia nazista em seu bairro, cidade ou em outro local. A ideia agora é começar a adentrar nesse universo, explorando as vivências e o conhecimento prévio dos estudantes sobre o assunto neste momento. Relembre alguns pontos importantes se for necessário. 
Por fim, Informe que nesta aula eles terão como objetivo entender como as ideologia nazista está sendo apropriada na atualidade, quais as nuances por trás desses movimentos e suas particularidades. A ideia agora é despertar a curiosidade dos estudantes para os próximos passos que serão dados nos outros momentos da aula.

Atividade: Esquema visual sobre o neonazismo

Tempo previsto: 55 minutos

Organize os estudantes em equipes de 3 ou 4 estudantes para que possam trabalhar colaborativamente nessa próxima atividade. Você pode orientar a organização das equipes ou deixar que se organizem de acordo com os seus interesses. 

Passado esse momento, entregue a cada equipe a folha/cartão da atividade e solicitem que leiam com calma o material, explicando que todos os passos para a realização das atividades estão presentes no material. Caso seja necessário, após disponibilizar esse tempo para leitura, você pode esclarecer possíveis dúvidas sobre o que será realizado neste momento das aulas.
 

Orientações sobre a folha de atividades:

  • Cada equipe receberá um cartão de atividades com um conjunto de reportagens. Serão disponibilizados 4 folhas de atividades com reportagens diferentes. A depender da quantidade de equipes, é possível que duas ou mais equipes fiquem com a mesma reportagem. 
  • Os cartões de respostas estão divididos nas seguintes atividades:

Após a leitura das reportagens, eles deverão produzir um esquema visual para apresentar as outras equipes. A ideia é que essa produção, por si só, seja capaz de explicar o assunto que foi abordado no cartão de atividades. Logo, esse material deverá ter desenhos e palavras-chaves que explicam o assunto da reportagem e respondam aos questionamentos presentes do cartão de atividades. 

Durante a leitura e produção dos cartazes, circule entre as equipes para esclarecer possíveis dúvidas. Para esse momento, orientamos que seja disponibilizado o tempo de 30 minutos. Se possível disponibilize os materiais necessários para execução dos cartazes (cartolina e canetas coloridas).

Feito isto, oriente que as equipes deverão apresentar suas produções para o restante da sala. Para dinamizar esse momento, você pode disponibilizar um tempo para a apresentação por equipe (2 ou 3 minutos) e um tempo para que as outras equipes realizem algum apontamento ou comentário sobre o que foi exposto. Para guiar esse momento, você pode realizar distintas reflexões com alguns questionamentos para cada uma das equipes. Para esse tempo da apresentação e discussão dos pontos sugerimos o tempo de 25 minutos. 

Sugestões de reflexões que podem ser realizadas:

  • Qual foi o caso discutido na reportagem da sua equipe?
  • Você já tinha ouvido falar desse assunto?
  • Como é chamado essas manifestações atuais que resgatam certos elementos do nazismo? Como vocês percebem esse movimento?
  • Quais as características do Neonazismo?
  • Como o neonazismo tem se manifestado ao redor do mundo? Que tipos de ações eles realizam?
  • Como o neonazismo tem se manifestado aqui no Brasil? Que tipos de ações eles realizam?

Almeja-se que com o fim desta atividade os estudantes consigam compreender o conceito de neonazismo e suas particularidades, bem como entender como esse movimento tem se manifestado ao redor do mundo e aqui no Brasil.  

Momento da reflexão:

Finalizada a atividade organize uma roda de conversa e discutir com os alunos a atividade propostas, fazendo eles refletirem sobre pontos importantes acerca da temática apresentada:

  • O que acharam da atividade? Gostaram ou não? Por quê?
  • Como foi analisar as reportagens sobre as manifestações neonazistas? Como vocês se sentiram
  • Por que vocês acreditam que movimentos neonazistas têm sido impulsionados no mundo?

O que pode ser feito para minimizar e acabar com esses movimentos?

Sistematização do conhecimento:

Tempo previsto: 25 minutos

Para sistematização, apresente a seguinte situação aos estudantes: “Supondo que sua escola tenha sido pichada com uma frase preconceituosa com um símbolo nazista ao lado que denotasse a existência de um grupo neonazista no seu bairro e cidade. A direção da escola acaba convocando os estudantes para pensarem em ações educativas que possam minimizar os efeitos dessa ação e fazer com que esse tipo de movimentos possam ser repudiados. Que ações poderiam ser pensadas para minimizar ou acabar com as ações realizadas por esse movimento? Vamos pensar juntos?” A ideia é que os estudantes possam refletir criticamente sobre a situação que lhes foi apresentada e juntos possam pensar numa série de ações para minimizar ou quem sabe acabar com as manifestações desses grupos extremistas neonazistas. 
À medida que os estudantes vão expondo suas soluções, você pode ir registrando no quadro as principais ideias e palavras que vão surgindo, para compor um painel de boas práticas contra o preconceito e práticas extremistas neonazistas.

Peça-lhes para também preencher o quadro em seus cadernos, exercitando a sua produção de escrita.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO