Plano de Aula

Plano de aula: Os direitos humanos e a ONU

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Direitos Humanos

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Data show ou folha impressa, lápis, borracha, canetas, quadro, giz e folhas de sulfite.

Material complementar:

Documento 1: Trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Promulgada em 10 de dezembro de 1948, pela Organização das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é o documento que atualmente garante a defesa da dignidade humana em várias esferas da sociedade internacional. O documento surge do devastador cenário deixado por duas grandes guerras mundiais e, desta forma, expressa o desejo de manter a paz mundial e também de manter a todos os seres humanos com o mínimo necessário para que possam viver com dignidade, livres e seguros de que não terão sua vida ameaçada de alguma forma grotesca.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBCKJ9x5WHrtnFt2RCrK8NgmvGR8GKwC3UDAFMHWXFzJ5Txyfdkx5YZqkAdK/his9-16und01-declaracao-universal-dos-direitos-humanos.pdf

Documento 2: Imagem - Violações comuns aos Direitos Humanos.

A imagem, disponível no site do Senado Notícias, faz parte de uma reportagem especial sobre o aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, datada de 10 de dezembro de 1948. O título da reportagem muito sugere sobre o atual cenário relativo aos direitos humanos “Carta de Direitos Humanos completa 70 anos em momento de incertezas”. No conteúdo da reportagem há uma galeria de imagens que ilustram bem os resultados obtidos, por meio do trabalho e da representatividade da ONU nos avanços da defesa e da garantia dos direitos humanos, e, ainda,
as dificuldades encontradas em diminuir as violações e o desrespeito ao acordo internacional em alguns territórios mundiais.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jmZqhJuMN9rvWTAHvxbVXGeSCvETHPh65hewbe9pJeVDxBxV58HRzPdhexfV/his9-16und01-violacoes-aos-direitos-humanos.pdf

Documento 3: Defensores da educação ainda enfrentam violência.

O quadro informativo também faz parte da reportagem sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos disponível no site do Senado Federal, o Senado Notícias. Especificamente, este quadro traz informações sobre duas pessoas que lutam bravamente contra o desrespeito e a violação ao direito de crianças, adolescentes e adultos de frequentar escolas e ser alfabetizados, o que é algo importantíssimo na defesa da dignidade humana. A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailashi Satyarthi dividiram, em 2014, o Prêmio Nobel da Paz

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tr8dCAY2eMPts5T8Xmr8CmHsdUFW4YWwZWQHBVW3SJXMwtwHTvemh3QKvMGA/his9-16und01.pdf

Para você saber mais:

“Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf
Acesso em: 21/2/2019.

“Carta de Direitos Humanos completa 70 anos em momento de incertezas”. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2018/12/70-anos-da-declaracao-universal-dos-direitos-humanos Acesso em: 21/2/2019.

“Artigo 26: Direito à educação”. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-26-direito-a-educacao/ Acesso em: 21/2/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, copie no quadro ou leia este slide para toda a turma. É importante que, ao iniciar a aula, todos tenham o conhecimento do que irá ser trabalhado e o que é esperado para que sua aprendizagem seja realmente sistematizada e construída de forma protagonista. Atente para que ao expor sobre a temática da aula e seu objetivo você não antecipe respostas ou deixe caminhos predefinidos para os debates propostos, isso pode desmotivar os estudantes ou fazê-los pensar de acordo com suas conclusões, sem maiores problematizações.

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