Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Concordar e discordar em debates
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o quinto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Passo a passo de um debate
- Aula 2: Elaborar argumentos
- Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
- Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
- Aula 5: Participar de um debate
Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e o output (recorte previamente as frases antes de distribuí-las aos alunos).
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- Look at the images. What do they refer to? (Espera-se que os alunos respondam Schools).
- Do the students have anything in common in images 1 and 2? (Provavelmente dirão The uniforms).
- What about image 3? Why is it different? (Espera-se que percebam que os alunos notem a diferença nas roupas e digam The clothes / No uniform).
- Is it important to wear uniforms? Do you like wearing them? Why/why not? (Motive os estudantes a opinar sobre o uso de uniforme na escola pois as respostas já serão um brainstorming para a atividade de output. Faça um mapa mental no quadro com as ideias que forem surgindo).
Material complementar:
Para saber mais sobre a técnica do brainstorming, leia Brainstorming: como fazer um eficiente e ter as melhores ideias e Conheça as 5 melhores técnicas de brainstorming e tome as melhores decisões. Para saber mais sobre mapas mentais, leia 7 dicas de como fazer um mapa mental de sucesso.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO