Plano de Aula

Plano de aula: Crítica de livro

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quarto (ING9_04UN09) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: críticas de livro impressas (sugeridas no input e output) para leitura em duplas, underlying marks guide sugerida no output, canetinhas ou lápis de cor coloridos para atividade prevista no ouput, post-its para momento de feedback.

Texto do input

Texto do output

Underlying marks

Context
Context

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; levantar o conhecimento prévio deles acerca do gênero que será lido no input e output da aula.

Orientações: Mostre o slide do context para os alunos. Nele há alguns recortes de uma crítica de livro que foram retiradas do jornal New York Times (https://www.nytimes.com/2018/07/06/books/review/ottessa-moshfegh-my-year-of-rest-and-relaxation.html Acesso em 08/07/2018). Leia os recortes para os alunos e faça alguns questionamentos para verificar se eles reconhecem o gênero do qual foram feitos os recortes. Faça os seguintes questionamentos:

  • These excerpts were taken from a text. What kind of text is this? Espera-se que os alunos respondam algo como: a book review
  • What are the characteristics of a book review? Espera-se que os alunos respondam algo como: it is a text that presents some excerpts or a summary of the book and the book review author’s opinion about it; it presents the name of the book and the name of the book’s author; it presents some information about the book’s content and it can bring some relevant information about the book’s author; it generally has a title that already brings the book reviewer’s opinion on the book.
  • Where can you find it? Espera-se que os alunos respondam algo como: We can find it in newspapers or magazines (printed and online).
  • Who writes book reviews and why? Espera-se que os alunos respondam algo como: researchers, journalists, literary writers, chronicles, etc; people write book reviews in order to evaluate a book; state his/her opinion about the book read; highlight weak and strong points of the book; present an overview of the book.
  • Why do people read book reviews? Espera-se que os alunos respondam algo como: people read book reviews in order to better know books that have recently been released; people read them to know about someone’s opinion about the book and then decide if they are going to read it; people read them to know a specialist’s opinion about the book.

Após esse momento de levantamento do conhecimento prévio dos alunos, mostre a eles o slide com o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos