Material complementar - Palavras Zazulejo - LPO9_02ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Combatendo o preconceito linguístico
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formas de variação linguística
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.
Materiais necessários: Aparelho multimídia, charge Pelo fim do preconceito linguístico, vídeo da música Zazulejo - O Teatro Mágico, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>, acesso em: 28 out. 2018 , cópias da letras da música.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades relacionadas à compreensão da distinção entre adequação/inadequação de contextos e resistência às variações linguísticas.
Referências sobre o assunto:
PORTUGUÊS É LEGAL. Preconceito e a língua que falamos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg>. Acesso em: 6 set. 2018.
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018
O TEATRO MÁGICO. Entrada para raros. Osasco: Odacio Records, 2003. 1 CD. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>. Acesso em: 13 set. 2018
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: refletir sobre a diversidade linguística e a adequação de contextos para refutar preconceitos e desenvolver a prática consciente da língua.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO