Atividade para impressão - Trecho entrevista - LP09_04SQA12
Plano de Aula
Plano de aula: Entrevista oral para coleta de dados - Parte II
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado através do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Através das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.
Materiais necessários: Acesso à internet, equipamento para gravação de áudio e vídeo (filmadora, celular, máquina fotográfica).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade em efetuar a seleção do que merece ser colocado na biografia; ajude-os nesse recorte e sugira a consulta a outras pessoas próximas ao biografado, que podem revelar-se excelentes fontes de pesquisa.
Referências sobre o assunto:
BRUM-DE-PAULA, Mirian Rose; ESPINAR, Gema Sanz. Coleta, transcrição e análise de produções orais. In: BRUM-DE-PAULA, M.R.; SCHERER, A.E.; PARAENSE, S.C.L. (Orgs.). Letras, nº 21. Santa Maria: PPGL Editores, 2002. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/laboratorioelo/files/2014/05/corpora.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz - Gêneros em rede: leitura e produção de texto - São Paulo: FTD, 2013.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (organizadoras) - Gêneros textuais e ensino - São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali - Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017,
MARCUSCHI, Luiz Antônio - Da fala para a escrita: Atividades de retextualização - 7a ed. São Paulo: Cortez, 2007,
PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula para a classe e informe os alunos que, nesta etapa, iremos transcrever as entrevistas realizadas anteriormente.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO