Atividade para impressão - Fragmentos do conto
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de um conto contemporâneo para entender o empoderamento feminino
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser a apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de quinze planos de aula com foco no gênero conto contemporâneo e conto clássico no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Cópias dos textos, projetor multimídia, computador, televisão.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades quanto à compreensão vocabular do texto e concentração para uma leitura coletiva, sem distrações. Portanto, disponibilize dicionários para consulta ou prepare um glossário com algumas palavras antecipando as dúvidas dos alunos. Uma consideração importante: não permita que os alunos pesquisem no dicionário interrompendo a atividade, mas combine com eles que ao final da leitura de cada trecho, eles podem fazer a consulta. Quanto à leitura coletiva, crie um clima na sala de aula para o momento da leitura, pedindo aos alunos que guardem materiais desnecessários, que se concentrem e que fiquem atentos às regras estabelecidas.
Referências sobre o assunto:
CALVINO, Ìtalo. Contos fantásticos do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 2004
COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Filme:
Valente (Brave). Direção: Brenda Chapman; Mark Andrews; Steve Purcell. Produção: Katherine Sarafian. EUA: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos. Explique que a sequência de atividades que será desenvolvida envolverá o trabalho com a leitura de um conto contemporâneo.
- Explique que o texto que será lido é de autoria de Marina Colasanti. Se julgar necessário apresentar a biografia da autora, utilize o material disponível aqui.
- Pergunte aos alunos se eles já leram algum conto.
- É provável que alguns alunos comentem que já leram contos de fada, nesse caso, pergunte a eles se existe somente esse tipo de conto.
- Instigue os alunos a perguntarem sobre quais tipos de contos existem. Você pode comentar que existem contos de amor, de humor, de ficção científica, etc.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO