Resolução da atividade - Exercício
Resolução da atividade - Exercício
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Modalidades apreciativas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender como são utilizados adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas por autores de artigos de opinião para expressarem seus pontos de vista de modo implícito ou explícito.
Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião: DIAS, Bruno. Frente ao colapso urbano brasileiro: Feliz Dia Mundial do Habitat? UOL ONLINE. 2017. Disponível em: <<https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2017/10/02/frente-ao-colapso-urbano-brasileiro-feliz-dia-mundial-do-habitat.htm>>. Acesso em: 21 jul. 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para perceber as palavras que denotam a opinião do autor.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: A negociação em Artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2018.
FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa. n. 44, p. 171-192, São Paulo, 2000. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204>. Acesso em: 9 jul. 2018.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Angela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A Modalização no Gênero Notícia Jornalística. Revista do Gelne, v. 8, n. 12, p. 71-86, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11519>. Acesso em: 9 jul. 2018.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Oriente os alunos que, ao ler um artigo de opinião, deverão perceber a opinião externada pelo jornalista por meio de algumas palavras ou orações presentes no texto.
Observação: O intuito é que os alunos reconheçam os termos e as orações que atuam como modalidades apreciativas.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).