Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecimento de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) na tirinha
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: ironia, eufemismo, hipérbole
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as palavras que constroem o efeito de sentido de ironia, eufemismo e hipérbole na tirinha.
Materiais necessários: quadro, projetor (caso não haja, reproduzir material impresso), caderno, tirinhas.
Dificuldades antecipadas: Como as figuras de linguagem da ironia, do eufemismo e da hipérbole são bem comuns na comunicação oral, o aluno pode não conseguir perceber, na escrita, as palavras usadas para esses recursos linguísticos.
Referências bibliográficas sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em:
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 8. 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.
FIGURAS DE PENSAMENTO. Dicionário online Aulete, 31 ago. 2018. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap17-03-figuras_de_pensamento>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se nas situações comunicativas cotidianas eles expressam aos seus interlocutores tudo o que pensam sobre o que estão conversando, se eles se calam ou se eles disfarçam o seu real pensamento.
- Peça que um aluno conte, resumidamente, uma situação em que ele foi sincero no diálogo com o outro e por que ele escolheu a sinceridade no seu discurso.
- Chame outro aluno para que narre uma história em que ele se calou para não dizer a verdade e por que ele fez isso.
- Escolha outro aluno para contar uma circunstância na qual ele pensou de um modo, mas se expressou de maneira diferente e o motivo disso.
- Pergunte para os alunos quem já leu tirinhas. Contextualize que geralmente são publicadas nos principais jornais e que, na aula de hoje, algumas serão lidas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO