Planilha Prestac?o?es fixas.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Crédito e principais produtos bancários
Por: Fabio Menezes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos, contemplando a habilidade EF09MA05 do componente curricular Matemática. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre o relacionamento com uma instituição bancária, que dispõe de diversos produtos, como oferecer crédito e investimentos. A partir da comparação entre produtos e opções de investimento, os estudantes devem ser capazes de responder às perguntas: como escolher o melhor produto bancário? Por que escolhê-lo (ou não)? Quais os critérios utilizados para fazer essa escolha? Como comparar as possibilidades de investimentos?
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora,
- Potenciação.
- Possibilidade do uso de planilhas.
- Planejamento.
Objetivos de aprendizagem
- Planejar, a partir de questões aritméticas ligadas à porcentagem, qual produto bancário escolher e quando e como usá-lo.
- Comparar diferentes opções de investimentos bancários, selecionando o mais vantajoso.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Projeto de vida
7. Argumentação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para esta aula, é necessário que os estudantes conheçam gráficos e planilhas e compreendam os significados e os procedimentos aritméticos de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo. Isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um inteiro, bem como 10% equivale a 10/100 ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes. Caso considere necessário, para seu embasamento, faça uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais.
Para se aprofundar:
- É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:
Como calcular porcentagens com calculadora. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/matematica/como-calcular-porcentagens-com-calculadora.htm. Acesso em 05 Jan. 2022.
Como calcular porcentagem na calculadora comum - Simples e rápido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mEGqY2FuEX8. Acesso em 05 Jan. 2022.
- É possível que o plano “Jogando com porcentagens” seja útil como precursor desta aula. Disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/6ano/matematica/jogando-com-porcentagens/1364. Acesso em 05 Jan. 2022.
- Para saber mais sobre planilha digital, acesse:
Como usar o Google Planilhas. Disponível em: https://support.google.com/docs/answer/6000292?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop. Acesso em 05 Jan. 2022.
5 Dicas e truques do Planilhas Google que você precisa saber! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=16xckle0Vus. Acesso em 05 Jan. 2022.
- Para saber mais sobre a calculadora do cidadão, acesse:
Calculadora do cidadão. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/calculadoradocidadao. Acesso em 05 Jan. 2022.
- Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o Trabalho em Grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.
- Para saber mais sobre painel de soluções, consulte o link do material do curso sobre Esforço Produtivo, produzido pela Nova Escola: https://novaescola.org.br/cursos/wp-content/uploads/2018/09/Pages-from-NE-cursos_resolucao-etapa4-1.pdf Acesso em 05 Fev. 2022.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Calculadora.
- Folhas de papel A4 com ou sem pauta.
- Computadores com internet ou apenas para projeção, se possível.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO