Plano de Aula

Plano de aula: Crédito e principais produtos bancários

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

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Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos, contemplando a habilidade EF09MA05 do componente curricular Matemática. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre o relacionamento com uma instituição bancária, que dispõe de diversos produtos, como oferecer crédito e investimentos. A partir da comparação entre produtos e opções de investimento, os estudantes devem ser capazes de responder às perguntas: como escolher o melhor produto bancário? Por que escolhê-lo (ou não)? Quais os critérios utilizados para fazer essa escolha? Como comparar as possibilidades de investimentos?

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora,
  • Potenciação.
  • Possibilidade do uso de planilhas.
  • Planejamento.

Objetivos de aprendizagem

  • Planejar, a partir de questões aritméticas ligadas à porcentagem, qual produto bancário escolher e quando e como usá-lo.
  • Comparar diferentes opções de investimentos bancários, selecionando o mais vantajoso.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para esta aula, é necessário que os estudantes conheçam gráficos e planilhas e compreendam os significados e os procedimentos aritméticos de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo. Isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um inteiro, bem como 10% equivale a 10/100 ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes. Caso considere necessário, para seu embasamento, faça uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais.

Para se aprofundar:

  • É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:

Como calcular porcentagens com calculadora. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/matematica/como-calcular-porcentagens-com-calculadora.htm. Acesso em 05 Jan. 2022.

Como calcular porcentagem na calculadora comum - Simples e rápido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mEGqY2FuEX8. Acesso em 05 Jan. 2022.

  • Para saber mais sobre planilha digital, acesse:

Como usar o Google Planilhas. Disponível em: https://support.google.com/docs/answer/6000292?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop. Acesso em 05 Jan. 2022.

5 Dicas e truques do Planilhas Google que você precisa saber! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=16xckle0Vus. Acesso em 05 Jan. 2022.

  • Para saber mais sobre a calculadora do cidadão, acesse:

Calculadora do cidadão. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/calculadoradocidadao. Acesso em 05 Jan. 2022.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Calculadora.
  • Folhas de papel A4 com ou sem pauta.
  • Computadores com internet ou apenas para projeção, se possível.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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