Plano de Aula

Plano de aula: Erros em gráficos de barras publicados na imprensa

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade em contexto: Eventos dependentes e independentes

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF09MA20)  Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)



Objetivos específicos

Analisar erros em gráficos de barras

Observar o que o gráfico de barra pode influenciar de forma equivocada o leitor.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Conceito-chave

Erros apresentados em gráficos de barras.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • giz
  • lousa.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Analisar erros em gráficos de barras

Observar o que o gráfico de barra pode influenciar de forma equivocada o leitor.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Leia ou projete.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO