Plano de Aula

Plano de aula: Importância de poupar para se preparar para o futuro

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

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Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre o planejamento financeiro, pensando em situações de poupança e contemplando a habilidade EF09MA05 do componente curricular Matemática, que consta na BNCC.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
  • Potenciação.
  • Possibilidade do uso de planilhas.
  • Planejamento.

Objetivos de aprendizagem

  • Planejar, a partir de questões aritméticas ligadas à porcentagem, a melhor opção de como poupar.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para esta aula, é necessário que os estudantes conheçam gráficos e planilhas e compreendam os significados e os procedimentos aritméticos de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo, isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um inteiro, bem como 10% corresponde a 10/100 ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes. Caso considere necessário, para seu embasamento, uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais e a abordagem metodológica de resolução de problemas e storytellying podem ser acessadas pelos links da seção Para se aprofundar.

Para se aprofundar

É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:

https://escolakids.uol.com.br/matematica/como-calcular-porcentagens-com-calculadora.htm. Acesso em 01 Nov. 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=mEGqY2FuEX8. Acesso em 01 Nov. 2021.

O plano “Jogando com porcentagens” pode ser utilizado como precursor desta aula, e está disponível pelo link: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/6ano/matematica/jogando-com-porcentagens/1364. Acesso em 01 de nov de 2021.

É possível ler sobre storytellying, acessando https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/o-que-e-storytelling/. Acesso em 01 Nov. 2021.

 

É possível ler sobre a abordagem por resolução de problemas, acessando: https://novaescola.org.br/conteudo/11767/como-a-resolucao-de-problemas-pode-melhorar-as-aulas-de-matematica. Acesso em 01 Nov. 2021.

 

Para saber mais sobre planilha digital, acesse:

https://support.google.com/docs/answer/6000292?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop. Acesso em 01 Nov. 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=16xckle0Vus. Acesso em 01 Nov. 2021.

 

Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o Trabalho em Grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Calculadora.
  • Folhas de papel com ou sem pauta.
  • Computador com internet (ou apenas para projeção, caso não seja possível acessar a internet).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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