Plano de Aula

Plano de aula: Juros Simples

Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Juros simples e compostos

mais ações

Descrição

Juros Simples

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos: juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

Objetivos Específicos

Conceituar e calcular juros simples.

Conceito-chave

Juros simples, montante e capital.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Juros Simples

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos: juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

Objetivos Específicos

Conceituar e calcular juros simples.

Conceito-chave

Juros simples, montante e capital.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora.

Aula

Resumo de Aula
Resumo de Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Formalizar o conceito de juros simples através de algumas situações práticas do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Quais as situações em que se paga juros? Exemplifique
  • O que vocês entendem por juros?
  • O que vocês entendem por juros simples?
  • Quem poderia citar um exemplo do dia a dia em que calculamos os juros simples?