Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Relações de proporcionalidade em situações cotidianas
Plano 4 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Explorando ângulos, retas e suas relações
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
Compreender as relações de semelhança de triângulos aplicando conceitos de proporcionalidade de figuras geométricas consequentes do Teorema de Talles em situações cotidianas
Conceito-chave
Aplicar o conceito de semelhança entre triângulos e a proporcionalidade de seus lados em situações cotidianas.
Recursos necessários
- Trena ou fita métrica
- Transferidor
- Régua
- Lápis
- Aquecimento impresso
- Atividades Principal Impressa
- Raio X impresso
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender as relações de semelhança de triângulos aplicando conceitos de proporcionalidade de figuras geométricas consequentes do Teorema de Talles em situações cotidianas
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO