Plano de Aula
Plano de aula: Introdução aos investimentos financeiros
Por: Fernando Barnabé
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo os componentes curriculares Matemática, Geografia e História. Como existem diferentes aspectos e implicações sobre porcentagem, você observará que a habilidade em questão não será contemplada aqui em sua totalidade. Com este plano os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre as possibilidades de investimento existentes no mercado financeiro, desde produtos financeiros criados pelas instituições bancárias ao investimento na bolsa de valores, passando também pelas recém-criadas criptomoedas. Além disso, será possível refletir sobre os processos econômicos que influenciam o mercado financeiro de modo geral, incluindo os processos políticos, históricos e geográficos.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Porcentagem.
- Economia internacional.
- Economia brasileira.
Objetivos de aprendizagem
- Analisar dados econômicos na história recente da economia brasileira.
- Planejar investimentos financeiros futuros.
- Identificar impactos de fatos históricos no mercado financeiro.
- Identificar características geopolíticas que contextualizam o comportamento da economia local e nacional.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os estudantes já tenham intimidade com cálculos envolvendo porcentagem e com a análise de gráficos, principalmente de gráficos de linhas. Trabalhe o plano de aula “Como o dinheiro rende?” antes de desenvolver esta aula, para que os estudantes possam compreender melhor como rendem as aplicações financeiras que não dependem imediatamente das variações do mercado financeiro.
É importante que sejam propostas pesquisas prévias sobre o funcionamento dos investimentos no mercado financeiro, objetivando quebrar paradigmas e construir uma relação de compreensão com o universo do mercado financeiro, e não de distanciamento, como verificamos em muitas situações. Quanto mais o estudante conhece, mais fácil fica compreender como funciona o sistema socioeconômico em que estamos inseridos e quais os impactos do mesmo em nossa vida cotidiana.
Você pode propor que eles façam registros das descobertas realizadas no material de apoio do estudante. É possível otimizar o tempo, solicitando que a turma socialize as descobertas por meio de recursos virtuais, como, por exemplo, o Padlet, ou criando um painel em sala para que os estudantes deixem seus registros físicos fixados nele.
Após a organização das informações colhidas pelos estudantes, você pode organizar tópicos com os principais temas apontados por eles. Essa lista de tópicos servirá como ponto de discussão na introdução da aula e dará oportunidade de a turma se expressar sobre o assunto estudado.
Para se aprofundar
Para aprofundamento e como material de pesquisa para atividades propostas neste plano de aula, os estudantes poderão acessar a página da Olimpíada Brasileira de Investimentos, disponível no link: OBInvest (acesso em 08 Fev. 2022). Na página é possível conhecer um pouco mais sobre a olimpíada e sobre as possibilidades de estudo para a realização da mesma, introduzindo termos e linguagem específicos, além de gerar interesse na participação a partir do ano seguinte (Ensino Médio).
Outra referência interessante para esse trabalho está no Portal do Investidor, mantido pelo governo federal, disponível em: Portal do Investidor (acesso em 08 Fev. 2022).
Segue uma lista de leituras para ampliar os horizontes sobre o tema:
- 5 dicas para quem procura iniciar no mercado de ações, acesso em 09 Fev. 2022.
- Como começar a investir em ações: Passo a passo para quem está chegando à bolsa, acesso em 09 Fev. 2022.
- Bolsa de valores para iniciantes: 1º Passo e dicionário de ações, acesso em 09 Fev. 2022.
- COMO INVESTIR GANHANDO POUCO?, acesso em 09 Fev. 2022.
- QUAL O MELHOR LUGAR PARA INVESTIR O MEU DINHEIRO?, acesso em 09 Fev. 2022.
- Tudo sobre o Mercado Financeiro: o que é e como ele funciona?, acesso em 09 Fev. 2022.
- Guias CVM do investidor, acesso em 09 Fev. 2022.
- Tudo sobre o Mercado financeiro: entenda como funciona!, acesso em 09 Fev. 2022.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acessar a internet para pesquisa.
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