Plano de Aula

Plano de aula: Consumo de água: refletir para economizar

mais ações

Descrição

Este plano promove reflexões sobre as ações humanas referentes ao consumo direto da água, que, embora necessário à manutenção da vida e das atividades diárias nos diferentes ambientes, quando associado ao desperdício, resulta na escassez desse recurso e em gastos elevados nos valores das contas de água, o que reflete negativamente na economia das famílias. Ele pode acontecer no contexto de uma aula do componente curricular de Geografia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Uso de recurso natural: consumo direto da água.
  • Impactos das atividades humanas.
  • Planejamento de condutas que evitem o desperdício de água e reflitam no orçamento familiar.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o que é consumo direto da água.
  • Listar práticas que envolvam o consumo direto de água em diferentes lugares e nas diferentes atividades (trabalho, lazer, rotina diária).
  • Apontar ações humanas que resultem no desperdício da água.
  • Analisar valores de contas de água, relacionando-os às possíveis práticas de desperdício.
  • Planejar condutas que favoreçam o consumo consciente de água e que refletirão no orçamento familiar.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6.Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha sido envolvida em reflexões sobre atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares e os possíveis impactos ambientais dessas ações. Como o foco do plano são as relações entre o consumo direto da água, seu desperdício e o impacto econômico, orienta-se relembrar os estudantes sobre o que é o extrativismo e, em seguida, investigar se recordam que o homem obtém a água mineral explorando os recursos naturais do subsolo. Lembrá-los de que a água se tornou um recurso esgotável e ações como a poluição, a degradação do solo e o desperdício afetam a sua qualidade e distribuição. Com isso, a água pode perder a potabilidade, exigindo investimentos muito altos para purificação e, consequentemente, tornar-se escassa, impactando financeiramente os orçamentos familiares, visto que esses custos são repassados ao consumidor final. Caso deseje, você poderá embasar suas explicações em alguns dos materiais sugeridos no item “Para se aprofundar”.

Para se aprofundar

  • Para saber mais sobre atividades extrativistas, acesse:
  • Para saber mais sobre uso racional da água e dicas de economia, acesse:
  • Para estimar o consumo de água da residência, acesse:
Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido: 50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA