O que é custo-benefício e o que é custo de oportunidade.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: O que pode ser considerada uma boa compra?
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de modo interdisciplinar. Nele será abordada a ideia do custo de oportunidade. Pretende-se mostrar que a escolha de um produto envolve muitos fatores, não somente os aspectos financeiros relacionados ao preço do produto. Este plano de aula terá como base o trabalho com custo-benefício, envolvendo o componente curricular de Geografia.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Consumo.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar qual custo de oportunidade envolve dimensões um pouco mais amplas do que simplesmente fazer escolhas que englobam também noções de tempo, renúncia e escassez.
- Relacionar as escolhas que dizem respeito às finanças pessoais e/ou familiares com as consequências no cotidiano das famílias.
- Relacionar o conceito de custo de oportunidade ao estabelecimento de metas para conquistas de objetivos e sonhos.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Caso sua escola não disponha de internet, faça o download com antecedência dos vídeos que deverão ser utilizados durante a aula.
Para se aprofundar
https://www.dicionariofinanceiro.com/custo-beneficio/
https://www.dicionariofinanceiro.com/custo-de-oportunidade/
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido: 50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Retroprojetor, notebook ou tablet, tela, cortina ou parede para projeção de vídeos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO