Plano de Aula

Plano de aula: O valor das coisas: precificando produtos e serviços

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para 4º ou 5º anos do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular de Geografia. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade. Além disso, a sequência trata de algumas competências gerais da Educação Básica também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre como se dá o processo de precificação de produtos e serviços.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Formação do preço de produtos e serviços.
  • Custo de produtos.
  • Despesas (gastos) e lucro.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar o que compõe o preço de um produto ou serviço.
  • Relacionar o valor do produto ou serviço ao processo de produção e ao tipo de trabalho envolvido.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas ou conceitos, como: lucro, gastos, impostos, matéria-prima, mão de obra, processos de produção e circulação de produtos diversos e diferenças nos tipos de trabalho. Caso não tenha trabalhado com eles esses temas, você pode realizar antes outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Sugere-se, também, que faça uma leitura e/ou converse com os estudantes sobre os assuntos. Você pode promover uma discussão, apresentando imagens ou figuras de produtos, serviços e diferentes formas de trabalho.

Seguem alguns links para você poder refletir e se aprofundar nos demais temas deste plano.

Para se aprofundar

Para sabe mais sobre a prática da precificação, acesse:

Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema do plano de aula, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Encartes de supermercado (um por grupo) ou a imagem de um encarte num cartaz ou projetada para a turma.
  • Cada grupo deverá receber a cópia de uma das atividades ou uma cópia da mesma atividade por  estudante.

Se sua turma formar mais de quatro grupos, dois recebem a atividade 1, dois recebem a atividade 2, e assim por diante.

  • Folhas pautadas avulsas.
  • Quadro, folhas de cartolina ou papel pardo (se preferir, equipamento para projeção - computador e projetor).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS