Plano de Aula

Plano de aula: O que pensar no momento de montar um negócio?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre planejar os aspectos gerais para a criação de um negócio, desde a identificação de público até a organização financeira para seu funcionamento, contemplando habilidades do componente curricular Matemática.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

• Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
  • Comparações entre valores relativos, percentuais e absolutos.
  • Dados em planilhas.
  • Planejamento financeiro.

Objetivos de aprendizagem

• Utilizar as medidas de tendência central e porcentagem para a montagem de um negócio.
  • Produzir um texto sobre análise de dados matemáticos para o planejamento de um empreendimento.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para essa aula, é necessário ao professor o conhecimento sobre as competências empreendedoras e de como se pode empreender (veja a seção Para se aprofundar). Deve-se pesquisar sobre características e necessidades do local onde a escola está inserida para saber se é viável oferecer algum comércio, serviço ou a produção de algum produto.

É necessário que os estudantes tenham, antecipadamente, aulas sobre as medidas de tendências centrais, como média, moda e mediana. Também se faz necessário que conheçam gráficos e planilhas, os procedimentos aritméticos e significados de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo (isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um todo, bem como 10% equivale a 10/100, ou 0,1). Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes.

Neste plano será necessária uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais e das medidas de tendência central. Você pode se inteirar melhor pelos links da seção Para se aprofundar.

Para se aprofundar

• Para saber mais sobre empreender, acesse:

• Para saber mais sobre planilha digital, acesse:

• É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:

• É possível trabalhar medidas de tendência central, acessando:

https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/8ano/matematica/sequencia/medidas-de-tendencia-central/1028. Acesso em 05 Dez. 2021.

• Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o Trabalho em Grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.
Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

• Calculadora.
  • Folhas de papel com ou sem pauta.
  • Computador com acesso à internet para uma pesquisa de preço, se possível.
  • Atividade 1 impressa (uma para cada grupo).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO