Plano de Aula
Plano de aula: Consumismo e comunidade
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Pensar o consumismo e seus impactos na vida das pessoas e da comunidade, como se propõe neste plano de aula, é dever de todos os cidadãos que habitam um planeta em estado de emergência ambiental e gigantesca desigualdade socioeconômica. De maneira simples e direta, busca-se refletir sobre o consumismo, objetivando criar condições para que o dinheiro seja gasto conscientemente proporcionar condições para o desenvolvimento socioeconômico individual e coletivo. Este plano pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de Geografia, Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- Produção, circulação e consumo de mercadorias.
- Apreciação e réplica. Relação entre gêneros e mídias.
- Efeitos de sentido.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a função dos anúncios publicitários.
- Analisar o ciclo de vida de materiais.
- Relacionar os impactos do consumismo na vida e na comunidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Os estudantes devem pesquisar previamente em jornais, revistas ou na internet anúncios publicitários de produtos que gostariam de comprar. Eles devem trazer para aula recortes desses anúncios ou fotografias digitais que possam ser apresentadas ao grupo. Caso isso não seja possível, o estudante deve descrever detalhadamente como era o anúncio pesquisado. Para otimizar o tempo da aula, seria interessante que a sala já estivesse dividida em grupos de quatro pessoas.
Para se aprofundar
Ciclo de vida do papel: AMDA - Associação Mineira de Defesa do Ambiente - Ciclo de Vida do Papel. Acesso em: 12 out. 2021.
Ciclo de vida da borracha: Ciclo de Vida. Borracha - PDF Free Download (docplayer.com.br). Acesso em: 12 out. 2021.
Ciclo de vida do plástico: https://www.ecycle.com.br/ciclo-de-vida-do-plastico/ Acesso em: 12 out. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
- Computador com acesso à internet.
- Livros, reportagens e outros materiais impressos que podem servir de fonte de pesquisa.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO