Qual e? a realidade do incentivo a? cultura do Brasil.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Consumo e arte: o valor da produção artística
Por: Junior Ken Iti Obata
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi estruturado para que o estudante conheça a lei contra a violação de direitos autorais, problematizando o consumo de produtos piratas. Para isso, os estudantes serão conduzidos para trabalhos em equipe, como a leitura e a discussão de artigos que referenciam as leis de incentivo à produção cultural no Brasil. Os estudantes deverão, ao término da aula, prototipar uma produção artística e cultural, calculando os valores para a realização do evento. Ele pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de Artes e Língua Inglesa.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Preço e o consumo das produções artísticas.
- Pirataria e consumo.
- Leis de incentivo à produção cultural.
- Produção cultural.
Objetivos de aprendizagem
- Caracterizar o consumo de produtos piratas.
- Refletir sobre os meios de consumo e formas de renda dos produtores culturais.
- Prototipar uma produção cultural, calculando os valores para a realização do evento.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes de iniciar esta aula, problematize o trabalho processual dos produtores culturais e artistas. Compartilhe com os estudantes imagens de obras de arte, produções/eventos artísticos e culturais e questione: Quanto custa a realização dessa produção artística? Ao adquirirem um “produto” vocês consideram todo o processo anterior à própria obra? Discuta e apresente aos estudantes desde a pré-produção até a produção de uma obra ou evento e finalize com a seguinte pergunta: De onde vem o financiamento para a produção/consumo da arte? (Responder à questão realizando as propostas do plano estruturado).
Para se aprofundar
- Para entender melhor sobre a lei contra a violação de direitos autorais, acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.695.htm
- Para entender o sustento dos artistas durante a pandemia, acesse: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/artistas-buscam-alternativas-de-sustento-durante-pandemia
- Para conhecer o funcionamento da Lei Rouanet, acesse: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-a-lei-rouanet-como-ela-funciona/
- Para aprofundar os conhecimentos sobre lei de incentivo fiscal, acesse: https://blog.incentiv.me/2021/05/14/leis-de-incentivo-o-que-sao-e-como-funcionam/
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
- Papel sulfite A4.
- Materiais para escrita e registro.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO