Plano de Aula

Plano de aula: Dinheiro... Onde? Quando? Para quê?

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares Geografia e História. Ele trata das temáticas de história do dinheiro, utilidade do dinheiro e o dinheiro no mundo. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre como se deu a necessidade da utilização do dinheiro diante do avanço das sociedades.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • História do dinheiro.
  • Utilidade do dinheiro.
  • Urbanização e o uso do dinheiro.
  • Organização da sociedade e dos sistemas monetários.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a necessidade do dinheiro.
  • Relacionar o avanço das sociedades e da urbanização com o uso do dinheiro.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas como escambo, processos de produção, circulação e consumo de produtos diversos,diferenças nos modos de vida e nos tipos de trabalho, bem como suas modificações ao longo do tempo e com relação ao desenvolvimento tecnológico. Caso isso não tenha sido feito, você pode utilizar, antes deste, outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Sugere-se, também, que faça uma leitura e/ou converse com os estudantes sobre os assuntos. Você pode, para promover a discussão, apresentar imagens que retratem maneiras diversas de comercialização e produção e de diferentes formas de trabalho em locais e tempos diversos. Segue um vídeo que apresenta, em linhas gerais, os principais pontos para essa discussão:

Seguem alguns links para que você possa refletir e se aprofundar nos demais temas deste plano.

Para se aprofundar

Para saber mais sobre a origem do dinheiro, acesse:

Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema do plano de aula, acesse:

Para saber mais sobre o quadro SQA, utilizado como recurso no decorrer do plano, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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