Plano de Aula

Plano de aula: Dinheiro para lazer. O que fazer com pouco ou sem dinheiro?

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC, nos componentes de Arte e Educação Física do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre várias atividades de lazer que envolvem pouco ou nenhum dinheiro. Portanto, o plano de aula estimulará que busquem alternativas desse tipo de lazer e promoverá a elaboração de uma gincana como possibilidade de interação, movimento e envolvimento de toda a turma e seus familiares.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • O uso da imaginação nas brincadeiras.
  • Lazer com e sem gasto de dinheiro.
  • Planejamento de uma gincana esportiva e cultural.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer, ao explorar a letra de uma música, que a imaginação tem um grande papel nas brincadeiras.
  • Identificar formas de lazer e diversão que envolvem o gasto de dinheiro.
  • Identificar alternativas de lazer que não envolvem gastos de dinheiro.
  • Planejar uma gincana esportiva e cultural que envolva os estudantes e seus familiares em um momento de lazer e diversão sem gastar dinheiro.

Competências gerais

1 - Conhecimento

2 - Pensamento científico, crítico e criativo

3 - Repertório cultural

4 - Comunicação

9 - Empatia e comunicação

10 - Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de educação financeira

A educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de educação financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Busque conhecer a realidade de sua comunidade escolar e dos estudantes para fazer a relação entre lazer e dinheiro. Em muitas comunidades, os estudantes se divertem sem o uso de dinheiro; em outras, os hábitos de lazer em shoppings, cinemas, teatros, parques de diversões e praças fazem parte da realidade. Em aulas anteriores, estimule que eles tragam para a aula outros tipos de jogos, brinquedos, sugestões de brincadeiras em que possam utilizar somente o corpo ou materiais que estejam disponíveis no pátio da escola. Para embasar o seu trabalho, você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item “Para se aprofundar”.

Para se aprofundar

  • Para saber mais sobre lazer com pouco ou nenhum dinheiro, acesse:

O que fazer no tempo livre para se divertir sem gastar muito dinheiro. Disponível em: https://focanodinheiro.neon.com.br/controle-financeiro/o-que-fazer-tempo-livre. Acesso em 31 Out. 2021.

Atividades para as crianças sem gastar dinheiro! (Dicas de diversão nas férias). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MeJUzgCKXGc. Acesso em 31 Out. 2021.

Saiba como deixar as férias mais divertidas mesmo sem gastar muito dinheiro. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/saiba-como-deixar-as-ferias-mais-divertidas-mesmo-sem-gastar-muito-dinheiro-24124598.html. Acesso em 31 Out. 2021.

  • Para saber mais sobre como organizar uma gincana, acesse:

Como organizar uma gincana: aprenda 12 brincadeiras. Disponível em: https://lunetas.com.br/como-organizar-uma-gincana-aprenda-12-brincadeiras/. Acesso em 31 Out. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Computador, tablet ou celular.
  • Equipamento para reproduzir vídeo ou música.
  • Texto com a Letra da música impresso ou copiado em uma folha de papel pardo;
  • Quadro.
  • Imagens impressas ou projetadas.
  • Folha de Atividade impressa ou folhas A4 para o registro dos estudantes.
  • Canetas hidrográficas, tesoura, cola.
  • 1 folha de papel pardo para o planejamento da gincana.
  • 1 folha de papel pardo para o mapa mental.
  • Tiras de papel colorido ou notas adesivas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA