Plano de Aula

Plano de aula: Instituição financeira: banco e banco comunitário

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de História e Geografia. Ele trata das questões relativas à ideia de criação da instituição financeira, sua função e mudanças no decorrer do tempo. Aborda também a ideia de banco comunitário e sua função social. Aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades e competências gerais da BNCC também são contemplados. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui. Recomenda-se que, para a aplicação deste plano, os estudantes já tenham sido apresentados a temas, como: origem do dinheiro e escambo, presentes nos links:

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Origem das instituições financeiras.
  •  Função do banco na sociedade.

Objetivos de aprendizagem

  • Explicar a origem da ideia de instituição financeira.
  • Reconhecer as mudanças ocorridas na sociedade após o surgimento das organizações financeiras.
  • Identificar as principais funções da instituição financeira (banco e banco comunitário).

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.


Ação prévia


Conhecer e reconhecer o modo como a sociedade evolui e se organiza, inclusive nos aspectos econômicos, pode despertar um novo olhar do estudante em relação a sua realidade e às possibilidades de mudança. Para tal, reconhecer as opções financeiras existentes pode ampliar o olhar para o “planejamento” do futuro de cada pessoa, bem como mudanças em sua comunidade. Por isso, a importância de discutir temáticas relacionadas à Educação Financeira no espaço escolar, enquanto transformação das realidades. Neste plano, o foco está na instituição financeira: banco e banco comunitário, como recurso de investimento ou empréstimo e de mudança social. Partir do contexto local e visualizar pequenas mudanças ou novas formas de organização contribui para que o estudante comece a se perceber enquanto ser social.

Para se aprofundar

O Banco Central do Brasil possui materiais que podem ser utilizados tanto como fonte de informação para aprofundamento das temáticas relacionadas à Educação Financeira, como para materiais didático-pedagógicos. Para saber mais sobre a temática envolvida neste plano, acesse:

No site do Banco Palmas estão disponíveis diversos projetos, reportagens e novidades sobre os bancos comunitários. Para aprofundar os conhecimentos sobre a temática, acesse:

Outro ponto a ser explorado neste plano é o recurso do mapa mental, que contribui na investigação, pesquisa e organização de ideias construídas referentes ao objeto do conhecimento. Para saber um pouco sobre essa estratégia, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.


Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Obs.: Na falta de algum desses materiais, vale destacar que no decorrer do plano há sugestões de adequações dos conteúdos.

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